um mundo novo … nem tão admirável

Publicado: 30/05/2006 em ecologia, meio ambiente

foto: Martin Quinn

“Crescei e multiplicai-vos!” – disse o criador.
E nós acrescentamos: … e não morreremos.

Lia ontem sobre pesquisa realizada pelo MMA a respeito de consciência ambiental, apontando um crescimento de 14% desde a ECO-92. A população brasileira vem aumentado discretamente esta consciência, num percentual de quase 1% ao ano desde então. Ainda precisamos caminhar muito.
O fato me fez lembrar de um e-mail recebido esta semana, que ironizava com o crescimento da indústria farmacêutica da virilidade e do silicone em detrimento das pesquisas para a cura do “Mal de Alzheimer”. O texto previa um futuro onde anciãos de seios grandes e membros rijos se olhariam e perguntariam: para quê?
Pensando nisto tracei um paralelo entre consciência ambiental e a eterna preocupação do homem civilizado com a descoberta do segredo da eterna juventude e longevidade.
Num mundo onde os problemas ambientais agigantam-se a cada ano – desmatamento agressivo, emissão de gases efeito estufa, aquecimento global, escassez de água, redução da camada de ozônio, produção desenfreada de lixo – percebemos que, em contrapartida, o crescimento da consciência ambiental não consegue acompanhar a exacerbada corrida em direção à longevidade. Daí me veio a pergunta: como ficará esta população, que além de crescer assustadoramente, quer cada vez viver mais e mais; enquanto que o planeta que a hospeda tem a cada ano sua longevidade ameaçada e diminuída?
Um mundo velho e doente lotado de jovens saudáveis. Será isto possível?
.

(Sarah >maio/2006)

.

Anúncios
comentários
  1. Dunya disse:

    quando digo que ter um monte de filhos é anti-ecológico dizem que sou revoltada. ora, eu adoro crianças. amo mesmo. talvez eu tenha um filho. mas ter uma ruma, e a população sempre crescendo, e crescendo, e nós já ocupamos todo o planeta e fizemos um ambiente criado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s