Campanha contra Blogs

Publicado: 16/08/2007 em campanhas, cotidiano, vídeos


 .

Esta é uma campanha criada pela agência Talent e veiculada semana passada pelo Estadão que conclama internautas a acessar informação confiável e de qualidade, no caso, a do referido jornal. Para isso denigrem a imagem dos milhares de blogs espalhados pela rede de uma forma generalizada, estúpida e apelativa.

Indo de encontro a todos os príncipios de liberdade de expressão,  o jornal demonstra total desconhecimento do que representam os blogs atualmente, estereotipando toda uma classe,  nivelando todos como “copiadores” de notícias e demonstrando completo desconhecimento de que hoje em dia – muito diferente do modo como os blogs surgiram no Brasil (diários) – uma considerável parcela de blogs tem conteúdo diversificado e de excelente qualidade, muitos deles escritos por redatores, publicitários, analistas de sistemas, professores universitários, designers, roteiristas, poetas e por mais uma inifinidade de profissionais ou até mesmo por amadores, mas nem por isto menos qualificados. Além disto a campanha demonstra completa ignorância acerca das diversas formas de expressão que os blogs abrangem.

Obviamente existem muitos blogs de conteúdo pouco confiável, mas isto acontece em qualquer meio de informação e evidentemente o leitor deve sempre manter uma postura crítica ao colher informações, seja em qualquer meio, ouvir todos os pontos de vista e tirar suas próprias conclusões, ou seja, comportamento básico de quem lê.

1-estadao.jpg 

Desta campanha promovida pelo Estadão ficou a impressão de uma empresa conservadora e reacionária que prefere enxergar um novo segmento de mídia, evidentemente consolidado, como diários-virtuais-produzidos-sem-nenhuma-seriedade-por-pessoas-desocupadas. No mínimo uma visão limitada, burra e preconceituosa.

 

************************************************************************** 

Peças da campanha veiculadas na Internet (clique sobre as imagens para ampliá-las):

    estadao3pgr5.jpg     estadao1pld3.jpg     estadao2pav0.jpg

.

**************************************************************************** 

Leia mais algumas matérias interessantes sobre o assunto que rendeu muito pela rede:

5 coisas que blogueiros ensinam a jornalistas  (por Alessandro Martins)

Estadão e o maior mico do ano   (por Eduardo Fernandes)

Qualidades e defeitos nos blogues  (por Geraldo Iglesias)

Entrevista com diretor de criação da Talent  (por Alessandro Martins)

Anúncios
comentários
  1. Helder disse:

    Compreensivel querida pois são exatamente os blogs que vem desmascarando o papel manipulador que a grande mídia, capitaneada pelo Estadão, vem promovendo na sociedade brasileira. Eles agora partem para o contra-ataque.

  2. Rob disse:

    A propaganda aparentemente fala de informação proveniente de veículos de informação de má qualidade. Pelo que entendi, a mensagem é que quando você acessa um site na Internet há um risco de ele ser ruim.

    Mas de uma coisa podemos ter certeza: o Estadão (que recomenda evitar blog ruim) deve ter escolhido mal a agência de publicidade.

    Convenhamos, independente da mensagem: o comercial é MUITO ruim. Nos mínimos detalhes: para não encher o saco vou citar uma só prova de baixíssima qualidade. Preste atenção no diagrama que “explica” como o macaco ganha a banana. Existe uma flecha que vai da caixinha “COPY” para a caixinha “PASTE”. Tudo bem até aí. Mas notou que tem uma flechinha no sentido contrário também?

    Ok, eu prometi que ia falar de uma coisa só, mas é impossível.

    – o jogo de palavras é de analfabeto em inglês: o que quer dizer “world weird web”? (ok, eu vi que eles escrevem worldwide separado, não era para esperar nada mais)
    – a unidade de fita do computador dos cientistas parece ter saído do túnel do tempo
    – o toque dos dois relógios na parede é outra coisa ridícula
    – na cena do casal, note o som: click click click, o cara está TECLANDO; aí a mulher chega e ele diz que está consultando o blog. Ué, ele está lendo ou teclando?
    – o comercial diz que o macaco só copia textos. Mas o macaco está teclando, e não dando copy e paste
    – o cientista maluco fala com sotaque alemão – mais estereotipado impossível
    – o macaco faz o que está na parede, mas os cientistas ficam surpresos (sem contar que o macaco tecla e os cientistas anotam no papel… rs)
    – tente explicar a luminária de centro cirúrgico em cima do macaco
    – o relógio da esquerda está parado
    (e eu ia parar por aqui mas mas mas)

    Mas vou pedir um favor: olhe de novo o comercial e me diga: o mouse está ligado na tomada?

  3. Sarah K disse:

    Repare melhor ROb, a campanha é direcionada aos blogs … veja as peças e também a chamada do casal falando do blog do fulaninho ….
    Uma coisa vc tem razão, baixíssima qualidade e ainda faz pouco caso da inteligencia do telespectador … uma porcaria! Super tendenciosa!!

    😦

  4. lella disse:

    Sara,

    estou com o Helder nisso. O Estadão está é mais em desespero de causa. Daí, partiram para isso. Não vi como preconceito!

    E deram bola fora, pois a propaganda é rídula e chatérrima. Só assisti até o final por conta do seu texto.

    Take Easy! Pelo menos até eles mudarem de Agência 😀

    Beijo Grande,

  5. lella disse:

    E se fosse uma propaganda pelo menos engraçada, eu até iria rever quadro-a-quadro para acompanhar os detalhes que o Rob postou. Mas essa, não me vi motivada.

  6. NM disse:

    Companha contra Blog ??

    Isso não é nossa praia, Sarinha 🙂

    Bom findi menina, beijos!

  7. Ei, obrigado pela tripla referência, Sara! Valeu 🙂

  8. Dan disse:

    O mais engraçado disso tudo é que o próprio estadão possui alguns blogs em suas páginas, aliás, alguns são muito bons.

  9. elisabetecunha disse:

    Uma campanha de baixissíma qualidade onde o macaco é a única estrela!
    bah!
    😦

  10. jefferson p. disse:

    Estadão contra os blogs?

    Estadão vai se foder! e tem mais.. blogs são um fenômeno porque são escritos da forma mais pessoal possível! e quase sempre sem tomar partido… Não é para noticiar nem nada, mas só um canal livre que… pelo menos para mim… me dá muiiiiiiiiiiito prazer!

    Sarah! Bjo de poeta!

  11. Vampira Olímpia disse:

    O meu blog não é pop, sou pouco lida, acabei de ver que ao longo desses meses de blog fui visitada mil vezes! Busquei saber esse número hoje, nem tinha conhecimento que existia isso nos Blogs rs, juro!
    Bom, não sei se minha literatura é ruim, mas uma coisa eu garanto: quando é pra por a boca no trombone, eu ponho rs.
    Ótima iniciativa de nos comunicar sobre isso, Saroca, jamais saberia, não leio o Estadão! 😉
    Beijoooooooooooooooooooos

  12. Mel disse:

    Certamente uma infeliz posição…
    Sigamos em frente com nossos blogs de qualidade, Sarah!

    Beijos, Mel

  13. Lamentável.
    Como dizem os narradores de luta de boxe, acho que o Estadão “acusou o golpe”. Ao se colocar explicitamente contra os blogs, passou um atestado de que nos vê como concorrentes capazes de conquistar leitores e colocar em risco seu mercado.

  14. unzuhause disse:

    Affffff, que coisa mais lamentável! tanto preconceito e imbecilidade só podem vir das profundezas do desespero de quem se sente ultrapassado pelos tempos.

  15. Aninha Brasil disse:

    Pisada na bola, mesmo. Afinal, há blogs e blogs. E há jornais e jornais…

  16. ufa! até que enfim esse word press abriu aqui em casa minina! desde que vc esteve “lá” quero retornar aqui e o troço não estava abrindo.

    ó, deixa eu vir com calma… tô de saída. tá… não vou no Nhô Caldos não rs rs… mas volto aqui com calma.

    bjim!

  17. Edson Marques disse:

    Sarah,

    Nunca leio o Estadão.

    Isso de agora, contra os blogs, é o de menos!

    O Estadão sempre foi contra a Liberdade!!!

    E a campanha está mesmo sofrível…

    Abraços, flores, estrelas.

  18. Sarah K disse:

    Em tempo, já que algumas pessoas comentaram que não lêem o Estadão ….
    Eu tb não leio.

    A campanha foi amplamente rechaçada pela blogosfera … Foi circulando por ela que descobri

    😉

  19. o comentário do … (indo lá rever o nome rs) Helder resume tudo!

    blog, mesmo ruim, é opinião. quem concorda com opinião ruim, “pensa ruim”, né?

    blogs, são formigas na contramão do monopólio da informação! formiga junta dá é trabalho!

    🙂

  20. ClarOlhaR disse:

    Olá Querida,

    Gosto quando as coisas são ditas. E o Estadão disse. Rsrsrsrs
    Mostrou novamente sua cara lambida, mostra pra que veio. Portanto, podemos imaginar (ou não podemos?) que esteja por trás das maldosas intenções políticas sobre os direitos de liberdade da impressa.

    Beijocas, estou sempre por aqui.

  21. Rob disse:

    >> “Portanto, podemos imaginar (ou não podemos?) que esteja por trás das maldosas intenções políticas”

    Pode ser que bem por trás sim, mas o que está diretamente por trás é simplesmente ignorância. Insisto no argumento: a propaganda foi feita por alguém completamente sem noção. Vejam o link “- Entrevista com diretor de criação da Talent (por Alessandro Martins)” aí em cima: o cara da agência Talent confessa que ficou surpreso com a reaçÃO.

    Definição de Talent: unusual innate ability in SOME field or activity. (capacidade inata fora do normal em ALGUM campo ou atividade). No caso da Talent, vocês diriam que este “ALGUM campo” seria cultura geral?

  22. Marcelo disse:

    Puxa tá rolando um som arabe por aqui zoêra total…adoro!!! – acho que já fui árabe ou cigano…ah tenho certeza daquela onda dos cristãos novos e por aê vai….

    Achei tão bacaninha a campanha da Talent até mesmo pq nota que eles ainda são estudantes pois qdo se formarem terão Talent..”o”..faltou o ó da questão mesmo…os macacos devem ter adorado e o pior é que a campanha não é enganosa e tem rima clique ão e vire um bichão! rá rá rá …não entendí como eles criticam os bloggers e criam um jornal on line…será medo? – será que eles não estão sendo lidos ou seja os bloggers tem mais público do que os seus jornalistas? – dificilmente leio jornais nacionais – falam tudo o que eu não preciso saber sobre as cidades que eu não moro!!!

    bjs e boa semana!!!

  23. João Marques disse:

    Bom blogue!

    Parabéns, continuem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s