Não jogue LIXO na caixa alheia!

Publicado: 06/09/2007 em comportamento, cotidiano

A Internet é um instrumento fabuloso de comunicação, de obtenção e disseminação de informação, de divulgação e de lucratividade. Ninguém duvida, mas além disto é um terreno fértil para proliferação de informações, nem sempre muito confiáveis.

Refiro-me agora a e-mails, mas não aqueles enviados por desconhecidos divulgando “Viagra” e afins ou aqueles do tipo “enlarge your penis” que também recebo (rs), mas a outros, aqueles enviados por amigos e conhecidos. Tenho  realmente me indignado com a quantidade de e-mails encaminhados e que na verdade são boatos de vírus, correntes inúteis e bobagens afins. Olha só uma lista rápida de alguns:

– informações sobre vírus terríveis que destruirão o disco rígido do seu computador (geralmente em letras garrafais vermelhas e de apelo terrorista).

– correntes da Microsoft que prometem rendimento alto e imediato para todos os usuários que repassarem a mensagem (esse e-mail é mais velho que minha avó e ainda circula até hoje, inacreditável!).

– textos de qualidade duvidosa atribuídos a Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Luís Fernando Veríssimo, Chico Buarque, Clarice Lispector e outros tantos.

– carta falsa de Teresa Collor para Renan Calheiros (a própria Teresa desmentiu a notícia no início de Agosto/2007).

– os mais chatos PPS afirmando que se você não repassar a mensagem terá uma inevitável maré de azar (sem comentários, uma verdadeira bobagem!).

– correntes de apelo sentimental mostrando fotos de criancinhas desaparecidas e gravemente doentes.

– fotos de cadáveres de extraterrestres encontrados nos destroços do Tsunami no Sri Lanka (uma montagem asquerosa no Photoshop).

– imagens de dentro da aeronave da Gol no momento do choque com o jato da Legacy (utilizaram fotos da série LOST, imaginem!!).

spam.jpg

Pqp, fico indignada! Não acredito que as pessoas sejam tão inocentes e acreditem nestas bobagens a ponto de repassarem e-mails sem confirmar a veracidade das informações. Para completar, a maioria dos e-mails são enviados exibindo todos os endereços dos destinatários numa lista interminável de encaminhamentos.

Gente, pelamordedeus!! Vamos começar a cultivar uma conduta cuidadosa e educada na Internet como em tudo na vida. Estas mensagens geralmente são spams ou hoax e visam colher o maior número de endereços de e-mails para realimentar a prática do spamming. Quando recebermos estas mensagens deveremos ter o cuidado de confirmar a veracidade das informações antes de encaminhá-las, pois geralmente repassamos para amigos e conhecidos, e além disto quando enviarmos e-mails para uma lista extensa, deveremos  colocar os destinatários em “cópia oculta” preservando a privacidade dos nossos contatos.

É simples, basta acessar  o oráculo e digitar a palavra-chave do assunto do e-mail. Perderemos alguns segundos do nosso precioso tempo, mas evitaremos de entulhar a caixa de entrada de nossos amigos com estes lixos digitais. Vamos cultivar a inteligência e educação virtual e cuidar da nossa imagem pessoal na rede.

Desculpem o desabafo, mas realmente não consegui me segurar!

Anúncios
comentários
  1. Ricardo Rayol disse:

    Bom é claro que você tem toda razão, no meu caso uso uma politica muito legal para aqueles que insistem em me enviar pps miguxos, devolvo um bom e poderoso video de putaria, com os dizeres “Olha que legal, vi pensando em você”. Sempre dá certo. ahahahaha

  2. Claudia disse:

    Poxa, é um saquinho mesmo.. De vez em qdo mando um email falando exatamente disso, que odeio esse tipo de email, etc… Mando p tds, mas c o título, “a quem interessar possa.” rs..
    Bjo.

  3. Mariposo-L disse:

    Pior que receber essas tralhas e ainda ter a msg de confirmação de recebimento … ninguém merece
    bjs

  4. Mel disse:

    Menina, eu recebo cada coisa por email…

    🙂

    Bom feriado, beijo!

  5. Muito bom o texto! Acabei de lançar o conto do meu portal em livro.Aparece!

  6. WALKIRIA disse:

    Ótimo texto! Concordo plenamente com vc, costumo excluir , acho incrivel que as pesoas , algumas amigas, inclusive, percam tempo com isso. Se puder apareça .

  7. mendes disse:

    Oi Sara, tava sumida?. è verdade, falta bom senso ao pessoal, e quando voce agrega alguém novo ‘a sua rede de contatos e este quer mostrar serviço para você e lhe entope desses e-mail que voce falou e aqueles outros que já são bem rodados e ele acha que vc ainda não viu… e voce ainda tem que ser educado. Mas, como diria Confúcio: faz parte, rs rs rs.
    bjs,

  8. Só pude vir hje. Seu post deveria virar uma corrente. rs Falando sério, você bem que poderia liderar uma campanha a ser divulgada por blogs responsáveis como o seu.
    Beijo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s