Corrente do Bem e do Mal

Publicado: 29/09/2007 em dos outros

Dia desses Amélie passou por aqui com seu contagiante bom humor e me propôs uma brincadeira:

  • abrir na página 161 e postar a 5ª frase completa: bem… a página 161 vai ser impossível, o livro só vai até a 128, resolvo então ir para a página 61 que faz parte do capítulo Troféus, justamente nesta página, Galeano dá o troféu à Industria do Medo e usa a nossa pujante nação como protagonista. A quinta frase completa é “A delinquência cresce e assusta”. Olha só, a partir deste momento comecei a gostar mais ainda da brincadeira da Amélie! Mexer com livros é sempre surpreendente, sempre vamos abrindo novas prerspectivas, mesmo que a leitura seja a menos surpreendente possível, o que não é o caso do livro em questão.
  • não escolher o melhor livro nem a melhor frase: escolhi o primeiro que estava ao alcance dos meus olhos, apesar do meu preferido estar logo ali a minha disposição (As Belas Imagens – S. Beauvoir).
  • repassar a brincadeira para mais 5 amigos: hum, sei, lá vem a parte do testamento e das heranças  (risos). Olha quem vai brincar agora (só se quiser gente, sem obrigações, rs):

giramundo gira eu girassol /encanto /formato hibrido /unzuhause /olhe o céu

  • o que está achando do livro? Ainda estou na página 35, tenho lido pouco, não porque o livro não seja bom, longe disso, a leitura é ótima, num clima cínico e irônico que dá o tom preciso às críticas de Galeano à nossa civilização, precisamente aos seus dirigentes. Os bens e males que são dramatizados diariamente por todos nós, mesmo que direta ou indiretamente. Leitura indispensável.

guernica_2003.jpg

Agora vou reproduzir aqui o parágrafo inteiro da página 61 de onde retirei a 5ª frase. Deixando aqui meu muito obrigado à Amélie por nos proporcionar esta reflexão tão necessária nesses dias de cão que vivemos em nossas cidades.

“O prêmio ao Dinamismo da Economia teria de ser concedido, parece-me, à indústria do medo. Agora que se privatiza tudo, também se privatiza a ordem. A delinquência cresce e assusta. No Brasil, as empresas privadas de segurança formam um exército cinco vezes mais numeroso do que as Forças Armadas.  Somando-se os empregados legais e os ilegais, chega-se ao milhão e meio. Este é o setor mais dinâmico da economia no país mais injusto do mundo. Uma implacável cadeia produtiva: o Brasil produz injustiça que produz violência que produz medo que produz trabalho.”

comentários
  1. Marcelo disse:

    Sarita KKKKK adorei a brincadeira …vou responder por lá na pr´xima semana o livro é “Incomodada ficava sua vó” de Lula Vieira e como estou numalâ rouse não sei se tem página 161! – vou postarsim…bjs e bela semana começada desde o fds…viu que sol? aff maria essa cidade qundodecide veranejar é um veraneio só!

  2. lunamystra disse:

    Olá! Também gostei da brincadeira. Eu faço isso, só que não em blogs. Transcrevo citações, parágrafos inteiros ou frases de livros para o meu diário. Bom, boa semana pra você.

  3. elisabetecunha disse:

    Sara

    essa semana eu respondo
    prometo!

  4. unzuhause disse:

    Sarinha,

    Que honra ser incluído na tua brincadeira, brigado! A frase que me veio é de Nietzsche (Sobre o Niilismo e o Eterno Retorno): “Desse ponto de vista admite-se a realidade do vir-a-ser como única realidade…”
    Gostei!
    Uma linda semana pra ti,
    beijos

  5. Mariposo-L disse:

    Achei legal essa brincadeira , mas já pensou se fosse comigo teria que falar qualquer coisa de direção defensiva … kkkkk

  6. Lidiane disse:

    E que livrão você pegou, hum?
    Galeano é maravilhoso.
    Vou fazer isso no Giramundo, sim senhora.

    Beijos muitos.

Deixe um comentário

