buracao.jpg

Existe uma praia em Salvador pouco conhecida da maioria da população, é a praia Anita Costa, mais conhecida como Praia do Buracão. Um pedaço de paraíso incrustado dentro da área urbana. Como o próprio nome diz, localiza-se numa grande depressão na orla do Rio Vermelho, estrategicamente escondida pela natureza, guarda uma beleza selvagem delineada por marcantes rochedos que ora se escondem, ora afloram da areia ao sabor das estações. No seu entorno alguns edifícios e residências de classe média completam a paisagem. Pela sua localização particularizada acaba sendo frequentada quase que exclusivamente por moradores do bairro e redondezas, possui apenas uma barraca de praia e um público cativo, engajado na sua preservação e limpeza. Efetivamente é uma das poucas praias urbanas que ainda podem ser frequentadas pela população.

Este vídeo registra uma denúncia: os moradores e frequentadores da área lutam contra a continuidade da construção de um empreendimento que fere as Leis federais de uso e ocupação do solo, acaba com um dos acessos à praia tentando privatizá-la, além de prejudicar a ventilação no entorno. O empreendimento foi licenciado pela Prefeitura Municipal mesmo ferindo a Legislação Federal que proíbe construções dentro da faixa de Marinha (60m após a linha de preamar). A associação dos moradores conseguiu uma liminar na Justiça Federal que paralisa as obras, mas é necessário que a população pressione para que o embargo realmente se concretize.

[ Veja notícia sobre o caso ]

Anúncios
comentários
  1. elisabetecunha disse:

    Com certeza divulgarei lá no blog, que sacanagem em?
    🙂

  2. Robson Mendonça disse:

    Com certeza estaremos juntos nessa luta contra a continuidade da construção deste empreendimento no nosso paraíso “Buracão”.
    Grande bj

  3. Camila disse:

    oi sarita, ja sabia dessa história sim, sabe que sou de salvador tb, né? vou repassar esse video, que eu nao tinha, pra meus amigos. trilha sonora pra essa noticia: homem primata, capitalismo selvagem. beijo grande, querida.

  4. Amélie disse:

    Eu como futura moradora de Salvador, divulgarei com todo prazer.

    Beijos.

  5. Mendes disse:

    Sara, conte comigo. Vou ver se consigo que A Tarde se manifeste (tenho um amigo por lá), mas ainda assim vou jogar na rede. bjs,

  6. Eu já namorei muito e já fiz muita serenata nesta praia.
    Vamos botar a boca no mundo!

  7. Welly Almeida disse:

    O Brasil é o País dos absurdos, é muita cara de pau, a impressão é de que todo MUNDO é cego é o maior incentivo destes foras da lei; o Brasil é um País “impune”, parece que a população não da muita importância e que os políticos fazem o que preferem na hora que querem. Prisão Perpétua, viver o resto da vida como um animal enjaulado pode resolver e exemplar novos governistas, inibir novos criminosos. Seria o começo do fim do abuso. 😉 Só me pergunto quantas selas para manter prisioneiros perpétuos o Brasil haveria de manter até as suas mortes, será que sobra ao menos a Bahia livre dos abusos e de prisões para vivermos? Absurdo :/ Espero que solucionem este problemas e que a Justiça funcione; se você ganhar na mega-sena lembre-se dos seus amigos, leitores, visitantes… 🙂 hehehe
    Bye bye…

  8. Claudia disse:

    Já sabia desse fato triste… É para matar um de raiva..
    Vou divulgar o vídeo, sim, minha linda.
    Bjo.

  9. Sarah K disse:

    Ai gente, vamos divulgar mesmo. Obrigada a todos!
    😉

  10. […] com o meio ambiente, aproveitando a oportunidade deixarei um link “denúncia” do blog “Idéias Despedaçadas” da Sara, onde ela pede divulgação para uma sacanagem que está sendo feita numa linda praia daqui […]

  11. Marcelo disse:

    Que nojo – um dia do final de inverno de 2006 qdo passei na praia e ví aquele monstrengo que é o projeto da orla daqui com aquela agressão daquelas barracas de tijolo e bloco quase morri. Pus no blog, escreví para programas locais, revistas e jornais nacionais e uma semana depois ví na tv o embargo. O verão passado não fui á praia, aquilo me dói – essa semana lá ainda está aquela vergonha. E, agora mais esta…bem alí em frente está o edf onde o César Borges mora e aí kd ele? vamos escrever pro senado,vou colocar lá no blog e mandar para amigos…Eu votei em João Henrique e nunca tive tanta vergonha da atrocidade que cometí…Parabéns Sarita mais uma vez!

    Respondí ás suas perguntas da semana passada lá no blog!

    bjs e bom fds!!!!

  12. Saramar disse:

    Que coisa absurda!
    Porém, temo pela praia e seus moradores.
    Esses grandes projetos sempre apresentam a obra pronta e o poder público, envolvido politica e financeiramente com empreiteiras, tende a fechar os olhos para esses absusos.
    O jeito é mesmo botar a boca no trombone.
    Parabéns pela iniciativa.
    beijos
    P.S. Vim por indicação da Elisabete do Encanto e gostei muito do seu blog.

  13. so-cor-ro Sara!! moro aí, digo, aqui do lado!!

    pó deixar que assim que der, a campanha contunua lá no “artista”. é só tempo pro post.

    bjo lindona. ah, e ainda te devo a indicação do ‘meu momento (acho…).

    se cuida menina 🙂

  14. Ricardo Rayol disse:

    aqui em Floripa são vários os empreendimentos do tipo desastre ecológico.

  15. […] ou Luxo? 10 03 2008 Noite dessas, uma turma fazia um luau lá na praia do Buracão (aqui no Rio Vermelho) e simplesmente, sem que ninguém esperasse, apareceu Carlinhos Brown (que […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s