Gentileza sobre rodas

Publicado: 09/12/2007 em cidadania, comportamento, cotidiano

A quantas anda sua paciência no trânsito? Já parou para pensar se sua maneira de dirigir contribui para um trânsito menos caótico ou aumenta a confusão nas ruas?

O nível de stress que o trânsito nas grandes cidades nos submete é brutal. O resultado é o que vemos diariamente pelas ruas – pessoas impacientes, individualistas, agressivas e entre elas, nós.

A verdade é que temos de nos re-educar a cada instante, observar o que fazemos de errado e em seguida, ainda no mesmo roteiro, irmos corrigindo nossa postura. Ser proativo nesses momentos nos garantirá dias menos tensos atrás do volante. Nossa saúde agradecerá!

congest.jpg

Uma coisa que tem me ajudado muito são as dicas do curso que fiz para renovar a carteira de habilitação, um dos módulos tratava de “Direção defensiva” abordando a questão da cordialidade e da atitude preventiva no trânsito, posturas simples e bastantes eficientes que fazem toda diferença em meio ao caos urbano que vivemos diariamente:

  • respeitar a faixa e o pedestre
  • ser humanitário
  • sinalizar corretamente
  • evitar buzinar em excesso
  • estacionar corretamente
  • não parar em fila dupla
  • respeitar a sinalização
  • evitar o uso do celular
  • manter o veículo em bom estado
  • ouvir o som num volume normal
  • não andar na contra-mão
  • respeitar as distâncias seguras entre veículos
  • sempre de olho nos retrovisores
  • dar passagem
  • não fechar cruzamentos
  • respeitar a preferência
  • dirigir em velocidade segura

Percebeu que inúmeras vezes simplesmente esquecemos estas atitudes? Diante do stress e da pressa, reagimos instintivamente, contribuindo para aumentar o caos.

Nestes momentos, tentemos por em prática a paciência e o bom senso, sem esquecer que Gentileza é fundamental… Sempre!

comentários
  1. Ricardo Rayol disse:

    eu sou defensivo, dirigo tentando ser o mais calmo possível, mas se alguém vier me encher o saco meto a porrada.

  2. Sarah K disse:

    Hehehehe, calma Ricardo!
    Pense na última frase do post!

    😉

  3. Mariposo-L disse:

    KKKK, vc fez esse curso … eu peguei a apostila na net, Sara sou vou ficar feliz, mas muito feliz mesmo, quando meu carro tiver um sistema de Laser, mas um sistema fulminante igual ao Guerra nas estrelas, já pensou que sistema super hiper adequando aos dias de hoje, além de tirar um monte de carros e motos das ruas sem deixar resíduos , não é poluidor ..enfim um sistema ecologicamente perfeito e meu stress no transito agrade …

    bjus

  4. Sarah K disse:

    Oha Mariposo, fui fazer o curso achando que ia ser um saco, mas ao contrário, fui gostando muito, a turma era boa, os professores também e no final saí satisfeita e com umas reflexões que me ajudam todo dia no meio da confusão das ruas e dos carros.

    E vc sempre irônico e bem humorado, meu Deus!! que desastre esse laser, ainda bem que é pura ficção … kkkkk

    😀

  5. vanda disse:

    olá Sarah
    eu a conduzir aproveito para ouvir música e pensar na vida nas coisas
    e até fico desligada dos que me rodeia!

    beijos e boa semana

  6. Claudia disse:

    Modéstia à parte, eu me considero uma excelente motorista.
    Sou educada, calmíssima(claro q de vez em qdo uns palavrões são permitidos, até pq tem gente q é phooo, mas dentro do carro, sem agredir ninguém..), e faço o possível para não atrapalhar o trânsito.
    Dessas regras acima, as únicas que ainda infrinjo de vez em qdo são:
    * ouvir o som num volume normal; Defina normal. rs…
    * dirigir em velocidade segura. Esse é meu pecado automobilístico. Andar devagar me dá nervoso.
    No mais, sou um ás do volante. hehehe..
    Bjo, Sarah!

  7. elisabetecunha disse:

    Sarah

    Venho comprovar que existem homens muito mais barbeiros que mulheres.

  8. Não posso falar em carro sem lembrar que um dia já fui atropelado por uma ambulancia. Não é cômico ? E fica mais engraçado ainda pelo fato de eu trabalhar com humor. Aliás, quando vc quiser rir um pouquinho, visite meu blog: Bostamcity.blogspot.com

  9. Minha carteira venceu em 1998. Nunca renovei. Também, nunca me pediram. Isto significa que dirijo bem, né. 🙂

  10. Sall disse:

    Vou ser sincero…rs, eu bem que tento ser gentil, mas o trânsito de uma cidade como SP não oferece nenhuma chance de ser bonzinho. Por aqui é muito complicado manter a calma e a gentileza…rs, mas a gente vai levando, a 10 por hora, só de primeira e segunda marchas, mas vai levando…rs. Deus me livre da hora do rush! Amém!

Deixe um comentário

