Direitos Humanos & Cinema

Publicado: 11/12/2007 em campanhas, cinema, cotidiano
Tags:, , , , ,

4amostra.jpg

Ontem, 10 de dezembro, foi o Dia Internacional dos Direitos Humanos, todo mundo sabe, nenhuma novidade. O problema é que eu queria ter postado algo, mas fiquei mal de gripe. Enfim, hoje, mesmo atrasada vou deixar algo aqui.

Está rolando em diversas capitais do Brasil (menos aqui em Salvador, infelizmente) a 2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, de 04 a 16 de dezembro, trazendo uma seleção de produções sul-americanas com o olhar focado nos temas da Declaração dos Direitos Humanos. A entrada é franca e a programação bastante extensa.

A divulgação do evento ficou por conta da Salem Guerrilha (agência de marketing do Grupo Salem, que tem como cliente nada mais, nada menos que a Unicef) através de uma performance prá lá de original na Igreja da Candelária, Rio de Janeiro. A Salem Guerrilha é conhecida por promover ações em ambientes externos, envolvendo população e gerando alto impacto ao vivo.

Que mais comentar a respeito da escolha do local para divulgação do evento, palco de um dos maiores crimes contra os direitos humanos? A cena foi montada com 300 vasos de plantas (que podiam ser levados pelas pessoas), numa referência à vida, sobre a calçada da Igreja com etiquetas explicativas convidando-as a participarem da Mostra.

Genial não?!!

UPDATE: Só ontem à noite soube do “Entretodos – I Festival de Curta Metragem sobre Direitos Humanos” veiculado aqui em Salvador, entre os dias 07 e 10 deste mês, pela Sala Walter da Silveira (Biblioteca Central). Os filmes exibidos foram os mesmos do Festival em Sampa, o Portal Aldeia Nagô, divulgou o evento e toda a programação.
Pois é, além do fantástico show no Farol também tivemos Festival, que infelizmente não contou com uma ampla divulgação. Não fossem iniciativas isoladas como a da Aldeia Nagô, a gente não ficaria sabendo!

( FONTE:   Sim, Viral. )

comentários
  1. Edson Marques disse:

    Sarah,

    Teu post ficou belíssimo.

    Essa Mostra vem na hora certa.

    E a Igreja da Candelária será sempre um marco!

    Abraços, flores, estrelas..

  2. Ricardo Rayol disse:

    Deixo aqui meu abraço e parabens.

  3. Claudia disse:

    Sarah, linda…
    Eu acompanhei a cobertura que um canal deu, mostrando a abertura, as pessoas envolvidas, alguns diretores internacionais e tal… Mas para ser sincera, me desinteressei um pouco qdo descobri q Salvador nem ia fazer parte do roteiro da mostra.
    Mesmo assim, a idéia é maravilhosa.
    Pobre de nós… rs…
    Bjo gde.

  4. Claudia disse:

    Vou divulgar lá no Simples Palavras tb.
    Bjo.

  5. myla disse:

    ótima dica, Sarah – não sabia da amostra.
    obrigada :0)

    beijos,

    myla

  6. Sarah K disse:

    Edson, Ricardo e Myla, pois é gente, evento muito bom não é mesmo?!! obrigado pela visita.

    Cláudia, fiz um update. Depois veja. Salvador teve oportunidade de ver os filmes, mas a divulgação do evento foi quase inexistente!!

  7. Amélie disse:

    Sarinha,

    Só hj vi o e-mail, não tinha visto o comment…

    Que bom que temos você que divulgou no blog a Amostra. A idéia é brilhante sem dúvida alguma.

    Penso que Salvador ter ficado de fora é algo sem explicação. Será que o prefeito da cidade é tão relapso assim? Ou se não é isso, quais seriam os motivos escusos?

    Beijos pra vc, lindona, sempre tão antenada!

  8. Sarah K disse:

    Pois é Amélie…
    Essa Mostra não veio, mas no Update do post comento sobre o Festival relacionado que aconteceu semana passada.
    A divulgação seria da Fund. Cultural do Estado, no caso pelo site, mas ao contrário do que ocorreu em Sampa não teve uma divulgação em massa. Pena…
    😦

  9. xane disse:

    olá sarah,muito bom o blog e as informaçoes de cunho cultural e politico:informaçao e educaçao.Precismos bem usar este espaço para passar ideias e infomaçoes como boa troca de opiniao:divertir mas informando.Bom isso. Eu uso o blog com este objetivo tambem(nao querendo ser professoral,nada disso,mas sim como instrumento de informaçao democratica:debater eventos,ideias;divulgar conteúdos.Muito bom.Estou lá no meu espaço.Abraço. Xane.

  10. Claudia disse:

    Sarah
    A divulgação foi, como vc disse, qse inexistente.
    Eu me considero uma pessoa ligada nos eventos de Salvador, estou sempre buscando informação, mas poxa, somente um site divulgar é estranho pacas. O q é isso então? Não querem q o grande público tenha acesso?? Fico a me perguntar pq será? E mesmo assim, vieram os filmes, mas a Mostra não se resume aos filmes, não é mesmo? Ainda há os debates, que ao final, podem ser mais educativos que as películas.
    Queria ter ido. :o(
    Bjo.

  11. Mariposo-L disse:

    Sarah, você falou “Está rolando em diversas capitais do Brasil (menos aqui em Salvador, infelizmente), larga de ser egoísta ..kkkk você quer tudo de bom só para você ? Já tem praia, aguá de coco gelada e ainda amostra de cinema …magooou
    Falando serio, a amostra deve ser muito legal … gostaria até de ver, mas quando se fala em direitos humanos isso me deixa um pouco incomodado, pois a seguinte frase não me sai da cabeça …. ” eu tenho os “direitos humanos”, e você ? ” frase dita por Beramar a um policial …….isso é o fim mas e só o resumo um monte de um monte de mazelas graças ao direitos humanos .

    Sei lá acho que surtei ….

    xêro

  12. Lidiane disse:

    E eu pra variar, não fui.
    Eita!
    :/

    Melhoras da gripe.

    Beijo.

  13. Bill disse:

    Que bacana, realmente genial.

    Fico muito feliz com projetos assim.

    Belo post.

    Beijo dona moça

    :*

Deixe um comentário

