CCTV – ‘Pisa’ à moda chinesa

Publicado: 04/03/2008 em arquitetura
Tags:, , , , ,
torre-pequim2.jpg   torre-pequim.jpg

Não, estas fotos não registram o momento do desabamento, nem Oshama resolveu fazer mais um estrago sobrevoando o local; as torres estão ainda em construção, não estão caindo e graças aos avanços tecnológicos o cálculo estrutural, baseado num sistema estático, foi possível; uma proeza impossível há uns dez anos atrás.

Na verdade o conjunto assemelha-se a um gigantesco portal, que brinca com a gravidade num misto de desafio e despreocupação, e que nesse jogo se auto-sustenta através da ligação invertida na base e topo das duas torres inclinadas a 60º, desenvolvidas em planos reversos.

oma.jpgProjeto prá lá de arrojado do renomado Office for Metropolitan Architecture  (OMA), assinado pela dupla de arquitetos Ren Koolhaas e Ole Scheeren, sócios do OMA, sendo Ole o chefe do núcleo de projetos asiáticos. Trata-se da nova sede da Central  Chinesa de Televisão (CCTV), em Pequim, composta por duas torres inclinadas envidraçadas, de estrutura totalmente metálica, com 230 metros de altura (mais de 60 andares), totalizando uma   área construída em torno de 500.000 m².
Numa das torres localiza-se a sede propriamente dita, onde funcionará a produção e a administração, enquanto a outra agrega hotel, teatro, centro de exposições e visitações. O complexo, construído para abrigar jornalistas de todo o mundo, transmitir os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e sediar eventos paralelos, deve ser inaugurado antes de agosto deste ano, data da abertura dos jogos. A obra está avaliada em torno de 750 milhões de dólares.

Enquanto isso mais de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo (claro que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas me dêem um segundinho para divagar), e para reduzir pelo menos 50% desta estatística num prazo de 7 anos, segundo a FAO, seria necessário um investimento(zinho) de 215 milhões de dólares.
O complexo funcionamento da nossa civilização, eu diria, é no mínimo curioso… Galga enormes avanços tecnológicos ao tempo que encontra-se mergulhada num gigantesco caos sócio-ambiental.

Enfim… divagações à parte, a obra está em fase final, vejam fotos de Fev/2008 e observem a escala humana na última imagem (clique para ampliar):

cctv1.jpg  cctv2.jpg  cctv3.jpg  cctv-noite.jpg  cctv-escalahumana.jpg           

(imagens: Reuters-nov.2007 / Tom Dutch )

Anúncios
comentários
  1. elisabetecunha disse:

    Sara

    A Arquitetura me fascina!!
    Fantastico projeto!
    uauuuuuuuu!

  2. Daniel disse:

    Boa tarde Sara, td bem?

    Loucura isso em ?
    rsrsrs

    beijão.
    saudades.
    😉

  3. mariposo-L disse:

    Muito legal esse projeto heim ….
    Será que tenho coragem de passar perto dele ??? ou melhor bem no meio deles ??
    Sara agora quando aos 800 milhões de esfomeados é a lei da compensação ….

    Beijossssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  4. mendes disse:

    Sarita, arrebentou com este post, né não? É um dos meus temas prediletos: Arquitetura – Imaginação X Lógica e/ou Imaginação com Lógica. bjs,

  5. Luciano disse:

    obrigado por visitar meu blog. Fiquei um tempo sem atualizar mas tô de volta.
    Obrigado pela visita! Apareça sempre!
    Abraços
    Luciano
    PAPIROS DE ALEXANDRIA

    http://papiros.zip.net

  6. mendes disse:

    Sarita, eu gostaria de publicar este post no Pilórdia, só que apenas com o material sobre a “Torre de Pisa” chinesa. Se incomodaria? Aguardarei sua resposta antes de publicar. Bjs,

  7. Mel disse:

    Divagações a parte, não sabemos se ficamos impressionados ou assustados!
    🙂
    Beijos, Sarinha.
    Mel

  8. w.Moscolini disse:

    Lindo isso!!!! E vai ficar lindão quando acabar

  9. mendes disse:

    Sarita, brigadim. E qto ‘a síndrome de Proteus realmente, é doloroso. É vendo esse tipo de coisa que a gente percebe que quantas vezes exageramos nas nossas “doenças”.

  10. Germano disse:

    Olá!

    Passei por aqui…
    Gostei do blog!

    Abraços pernambucanbaianos…

    Germano

  11. Amèlie disse:

    Você sempre com novidades, antenadíssima. Avião!

    Beijos!

  12. livia disse:

    SARA,A CRIATIVIDADE HUMANA É INTERMINÁVEL!Claro que criaremos colônias fora da TERRA.É da natureza do animal-humano:inteligência e curiosidade e mais o desafio.Nos testamos ao limite.No contra peso temos a insensibildade da compaixão.Fazemos prédios de 800milhoes de dólares e não evoluímos para o combate da fome e da miséria no mundo que pede menos gastos! Claro que esta Torre(este Portal símbolo de PODER,é a forma da China dizer metaforiacmente que agora é a sua vez de mandar no mundo:tem poder,dinheiro,inteligência,conhecimentos,exercito e armas!)enquanto isso a economia e a cultura política amercana vai adernando neste mar de histerismo .)Seremos dominados pelos chineses,sem dúvida.Somos amantes de ocasião:amamos a quem nos oferece mais!as vezes estamos mais para prostitutas (o),garatoas e garotos de programa.Nos vendemos aos poder americano agora…seremos amantes do poder,da mística econômica chinesa!ô mundo! Assim se mexe a Historia dos povos,das civilizações,dos interesses.Fidelidade? onde?só que damos um novo nome a isso:globalização.-isto está mais para bordel.E aí fazemos leiloes de pessoas,sim atrás de cada evento simples ou grandioso estão pessoas anônimas(esmagadas ou as que souberam sem piedade usar.O Sistema(seja lá qual for)é fera faminta.Sair disso?!!!Vamos divagar..fazer poesia para não enlouquecermos.E Viva a Praça Vermelha!!!Os que morreram nela,saúdam o vigor econômico chinês!(falo isso com ironia);viva a Democracia econômica á chinesa)nada disso é o fim..promete ser o começo de algo ..UM PROCESSO de UTOPIA ou loucura continuada.Assim caminha a humanidade.Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s