salvador49au.jpg

A cidade, às vesperas do seu aniversário de 459 anos vai mal, obrigada. Carente de políticas públicas eficientes que acompanhem o ritmo acelerado de crescimento urbano causado pela especulação imobiliária e embalado pelo incrível aquecimento do mercado da construção civil em quase todo país nos últimos anos.
A malha viária da cidade é deficiente, contando com investimentos quase inexistentes,  assim como o sistema de transporte de massa que vive até hoje a novela-sem-fim do famigerado metrô, aliado a tudo isto a administração pública vivencia crises sucessivas numa demonstração clara de comprometimento com interesses privados.

O texto que segue foi retirado do site Bahia Notícias, na seção “Francamente”, onde leitores podem deixar depoimentos e comentários; uma crítica que a maioria pensante desta cidade gostaria de expressar, a exemplo do desabafo de Caetano Veloso em entrevista ao jornal A Tarde.

“AÇÕES DESASTRADAS DA SECRETÁRIA KÁTIA CARMELO  
 03/03/2008  15:19:41 

A Bela que é Fera. A sra. Kátia Carmelo, de passagem por esta vida terrena vai deixando sua triste marca. Pra começo de conversa permitiu a derrubada da Mansão Wildberg, atropelando o IPHAN e a população de Salvador para atender à especulação imobiliária. Recentemente o episódio da votação do PDDU deixou o povo pensante com a pulga atrás da orelha com aquela conversa toda que rolou em restaurantes finos da cidade. Verdade ou mentira, o fato é que o plano passou e a nódoa ficou. Todos os envolvidos negam, até eu que não estava lá. Mas, o fato marcante foi o seu poder de fogo e autoridade quando submeteu o presidente da câmara de vereadores ao vexame de aceitar uma intromissão nunca vista nos canais da casa, deixando que pessoas alheias aos trabalhos da câmara ocupassem salas para comandar uma votação. Como que um presidente de uma casa legislativa se permite a esse tratamento? Fraqueza ou outros interesses? Mais adiante, seguindo sua sanha demolidora, a sra. Kátia Carmelo voltou sua fúria para os terrenos públicos ocupados por entidades religiosas. Enlouquecida pela legalidade, autorizou a profanação de um templo religioso no Imbuí e destruiu seus símbolos mais sagrados. Sintomático é que essa fúria só funcione com os terreiros de candomblé. Essa mesma fúria “legalista” também deveria ser usada para desalojar comerciantes, empresários, pastores, padres e grilheiros que ocupam terrenos públicos. Se não houvesse histeria e intolerância, poderia propor um convênio para o Terreiro continuar sendo ocupando, como o Aeroclube. Tratamentos desiguais para uma mesma lei de ocupação do solo. A secretária se esqueceu que tem obrigações constitucionais de ter essa mesma “eficiência” em cumprir a lei sem descriminação e distinção. Sua obrigação é defender realmente os interesses da população e não o da especulação. Depois de tanta estripulia por onde passou e passa, de qual lado vocês acham que a sra. Kátia está? De quebra o prefeito sai mais uma vez arranhado no episódio com a população afro descendente e os adeptos e simpatizantes do culto do candomblé, que é uma religião e merece todo o nosso respeito. Axé, Amém e Aleluia! Vade retro Satanás! Batam três vezes na madeira!
(autor: Aurélio Laborda Neto)”

Após incidente com o terreiro Oyá Onipon, entidades ligadas a movimentos negros exigem a exoneração da secretária Kátia Carmelo que acumula dois cargos (superintedente da Sucom e secretária de planejamento – Seplam), enquanto isto o prefeito João Henrique tenta manobra para mantê-la em um dos cargos.
Leiam mais detalhes desta saga AQUI.

A notícia mais recente (A Tarde de hoje) é que o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) entrou com ação contra o PDDU, o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da cidade, que gerou bastante polêmica e desagrado em vários setores (já em outros, nem tanto, se é que me entendem).

Anúncios
comentários
  1. elisabetecunha disse:

    Minha companheira conterranea!!!
    sofro com vc!

    Imagine os mais carentes???

    beijo e saudade!

  2. Amèlie disse:

    É lamentável. É vergonhoso! É de embrulhar o estômago!

    Beijos e saudades dos seus pitacos!

  3. Lidiane disse:

    Sarinha, toda vez que eu vou a Salvador, meu coração se entristece.
    Amo a minha cidade, que continua com o cheiro de mar, dendê e felicidade, mas a sujeira, o descaso…
    😦
    Fico realmente triste, gostaria de poder voltar e encontrar Salvador limpa e linda.

    Beijo.

    P.S. Quando for a Salvador, aviso você, viu?

  4. Mariposo-L disse:

    Afff, o caos reina no universo ….. e a besta apocalíptica vem de Salvador …..

  5. Camila disse:

    é. tantos paradoxos. tudo e nada o tempo inteiro! talvez por isso a gente viva inventando outros mundos para ter como morada…

  6. Mariposo-L disse:

    Olha o blog está de “pintura” nova …
    Sara você mudou o tema, também tem que reconfigurar tudo de novo ou é só trocar o tema …… Um bj

  7. Fê_Notavel disse:

    Oi Sarita!
    Saudades de vc!!!
    Não sei se isto consola ou desanima mais, mas Salvador não é a única cidade brasileira a viver no caos… Triste né?!

    Beijokas

    AH! Adorei a nova cara do blog! 😉

  8. Marcelo disse:

    Tomara que o mar invada essa P…prá Ph…com a PQP toda aí então neguinho vai chamar urubú de meu lôro….KKKKK Polemica Básica adoro rs rs srs rs srs rs

    Bjs e bom fim de semana!

  9. w.Moscolini disse:

    Oi, estou voltando hj! Vou visitar aquele cantinho. Não estava bem, por isso não respondi anteriormente.
    Bjs

  10. Sarah K, infelizmente encontramos esses absurdos em todas as capitais brasileiras….
    Um beijão e boa semana.

  11. Ricardo Rayol disse:

    benvinda… aqui no sul maravilha não ficamos atrás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s