Bloqueio ao WordPress no Brasil

Publicado: 11/04/2008 em campanhas, dos outros
Tags:, , , ,

Vocês estão sabendo desta notícia? Uma decisão no mínimo arbitrária.
O texto abaixo foi retirado na íntegra do
blog de Celso Bessa que, além de divulgar a notícia e analisar o fato sob um prisma que concordo totalmente, redigiu ontem [10/04/2008] carta à WordPress solicitando intervenção.
Vejam!

“À Matt Mullenweg e toda a equipe WordPress/Automattic.

Sou um wordpresser no Brasil, e escrevo esta carta para pedir que se intrometam numa questão séria para a nossa blogosfera, que recebeu uma notícia ruim e assustadora hoje, logo de manhã:

Todo o wordpress.com pode ser bloqueado por causa de uma decisão de um juiz que é uma ameaça potencial para a liberdade de expressão e avanços sociais e técnicos em nossa sociedade.

Abaixo, eu faço uma tradução livre da notícia, e em seguida, meus comentários e preocupações

Mas os brasileiros podem ficar sem acesso aos blogs do WordPress

08:32 . Usuarios brasileiros podem ter acesso bloqueado ao portal de blogs WordPress por conta de uma decisao da 31a Vara Civel de Sao Paulo. A Justiça determinou o embargo de um blog hospedado no portal. Mas de acordo com a Abranet – Associaçao Brasileira de Provedores de Internet, nao é possivel impedir o acesso a apenas um blog – o bloqueio atigiria todos os blogs hospedados em wordpress.com. Segundo noticia da Folha Online, a Associaçao informou a decisao judicial aos provedores e encaminhou ao Juiz um documento relatando a questao tecnica que a determinaçao envolve. A Abranet pede que a Justiça brasileira solicite o embargo diretamente ao WordPress. Ainda de acordo com a Folha, o nome do blog nao foi revelado – o processo corre em segredo de Justiça (!). 10/04 Blue Bus

Em janeiro de 2007, uma decisão judicial que pretendia bloquear o acesso ao video de Daniella Cicarelli namorando na praia levou à restriçao das visitas de brasileiros ao YouTube, leia anteriores aqui e aqui.

Nos últimos 2 anos, nós, brasileiros, estamos encarando diversos problemas com as pessoas que “mandam” no país, por causa da falta de conhecimento técnico, senso, comprometimento social ou por interesses particulares: juízes, senadores, grupos econômicos, grupos de mídia tradicionais, et cetera.

Salvo excessões, eles desconhecem as questões técnicas e sociais que envolvem as novas tecnologias de comunicação – ou talvez estejam assustados com as mudanças nas relações sociais, com o poder e liberdade que estas tecnologias e serviços dão às pessoas – e tomam decisões, ou assumem posições, questionáveis.

Primeiro, um Senador e Ex-Presidente da República, integrante de uma família reconhecidamente poderosa política e financeira, tentou silenciar alguns blogs que ousavam discordar de suas ações.

Depois, um outro senador propos uma lei que obrigaria a identificação – e talvez rastreamento das ações – de cada usuário de internet.

Como mencionado acima, em 2007, a blogosfera brasileira se mobilizou contra uma decisão bloqueando todo o YouTube, ocasionada por que algum Paparazzi gravou as “ações quentes” que uma pessoa pública sem nenhum bom senso – Daniella Cicarelli, uma modelo famosa e apresentadora da MTV Brasil – num lugar público. (Procure por termos como Daniella Cicarelli, sexo e praia no Google ou nos blogs dentro do WordPress.)

Neste ano, grupos de mídia tradicionais se calam ou tentam desqualificar jornalistas e blogueiros que ousam questionar suas opiniões e suas atitudes ou que ameaçam seus objetivos comerciais e políticos.

O problema agora torna-se pior, por dois motivos, ambos relacionados e sérios:

  • Há muita importância em serviços como o Youtube, mas um serviço como o WordPress serve muito mais aos interesses do ativismo, liberdade de expressão, debates, discussões, etc. Bloqueá-lo vai calar diversas vozes brasileiras.
  • O bloqueio deste blog específico, sem dizer ao público as razões, motivado por uma suposta necessidade de Segredo de Justiça é um perigo. Como podemos assegurar que este não é um precedente para calar todos os blogs que discordem sobre um governo, sobre um grupo político e financeiro poderoso, sobre injustiças e ditaduras? Há um monte de vídeos e blog s que defendem diferentes opiniões sobre o conflito entre Tibete e China, sobre as ações dos EUA no Iraque e sobre questões políticas e sociais em todo o mundo. Eu posso discordar de muitos deles, mas como Voltaire, defendo o direito de expressão de todos, não importa o qual nojenta a opinião seja.

Dito isto, peço a vocês que nos ajudem a defender nossos direitos em casos assim, caso nosso sistema judiciário realmente tente alcancá-los:

  1. Provendo à corte brasileira um parecer técnico e suporte sobre a melhor forma de lidar com o bloqueio deste blog específicio, sem comprometer o acesso ao wordpress.com
  2. Provendo ao dono do blog tempo suficiente e meio de manter o seu direito de defesa, dados e usar a ferramenta de migração do blog e mostrar ao mundo sua opinião.
  3. Provendo à blogosfera informação sobre o blogue em questão, seu endereço e conteúdo. A fim de nos permitir julgar a questão por nós mesmos, e a oportunidade de a) tomarmos uma posição clara e b) mostrar ao mundo que lutamos por nosso direito de equilibrar o poder

Vocês já demonstraram, diversas vezes, valorizar a democracia, o bom senso e o bem comum na internet.

Espero que agora, seja o mesmo caso.

Conto com vocês.

‘braços

Celso Besss”

Leiam matéria da Folha on Line sobre este episódio AQUI

Notícias recentes AQUI

visite o Blog contra o bloqueio

Anúncios
comentários
  1. Edson Marques disse:

    Antes de suporte técnico, nossos magistrados deveriam ter inteligência e respeito à Democracia!

    Bastariam…

    Abraços, flores, estrelas!

  2. Carlos Emerson Jr. disse:

    Sarah K, também postei ontem à noite sobre isso. Por puro acaso, ainda tenho uma versão do meu blog parada lá no Blogger, pronta para ser reativada.

    De qualquer maneira, é um absurdo e mostra como nossa justiça está defasada e mostrando um perigoso perfil autoritário.

    Até agora só vi cobertura da grande mídia no Portal G1. Vamos ver como os acontecimentos vão se desenrolar.

  3. Celso Bessa disse:

    Sarah. Obrigado por citar o blog e propagar a reclamação de tantos blogueiros!

    ‘braços

    Celso Bessa

  4. lella disse:

    Eu já estava ciente. Li no dia no 09, no G1 Globo, essa decisão. Em conversa com um amigo, ele postou a notícia no HARÉM.

    Então postei lá uma url, que no mínimo inusitada entre quem visita meu Blog. E que não sei se por contas de algumas tags que usei em, por ex. na resenha sobre “Pecados Íntimos”. Que apareceu no dia 08. Eis: juizado . wordpress . com / wp – adm

    Agora, o que fiquei sabendo hoje, porque até então só sabia que um único Blog fora o causador é que:

    A filmagem de uma transa foi parar no youtube, que por sua vez foi parar no tal Blog motivador dessa ação na justiça:

    http://pedrodoria.com.br/2008/04/09/justica-pede-retirada-do-wordpresscom-do-ar/

    Por que não penalizam quem filmou e colocou no youtube!?? Nós, os outros Blogueiros do WordPress não deitamos nessa cama.

    Beijoca,

  5. Sarah K disse:

    Celso,
    a satisfação foi minha em lhe citar e ajudar na divulgação deste abuso.

    Lella,
    obrigado pelo update, já atualizei o post com este link, e vamos acompanhando prá ver o que vai dar.

    😉

  6. Ah, eu já estive lá, oficórse, protestando. Só faltava agora a gente ter que organizar um MSB, Movimento dos Sem Brógui.
    Affe.

    Bezzos, querida!

  7. Mel disse:

    Li a respeito hoje no próprio wordpress…



  8. Claudinha disse:

    Então vou entrar na lista dos subversivos. Falei no meu post recente dessa piada de China.
    Bjk.

  9. Ahn…

    Isso me dá nojo. A mania que as pessoas têm de tentar limitar os direitos dos outros, cercear as idéias e livre trânsito de opiniões. Tenho nojo daqueles que usam da seua voz, como se fosse mais qualificada que a nossa, para fundamentar os descalabros de um pequeno grupo de pessoas que insiste em usar a força acima da argumentação.

    Tenho nojo da mesquinhez, da hipocrisia, da incapacidade de ouvir o outro, ou pior, da capacidade de calar a voz do outro por saber o quão potencial ela pode vir a ser para o desenvolvimento da sociedade democrática.

    Luto e sempre lutarei conta estes intolerantes, que acreditando fazer uso dos seus direitos, pecam contra as liberdades fundamentais dos cidadãos e interferem na construção da tolerância, da concórdia e do amor.

    Não devemos ter medo de outras opiniões. Ao contrário, devemos ter medo de que , na defesa cega de nossos interesses, fiquemos surdos aos apelos, clamores e sentimentos dos outros.

    E tenho dito…

  10. Marcelo disse:

    não faltava mais nada para commorar os 40 anos da ditadura brasileira…a censura chegou Dona Solange tambem? SNI agora é ABIN muita maquiagem resolveu o disfarce….mas por mais que se esconda o rabinho sempre apareçe …é incrivel. TÔ SOLIDÁRIO….ADERENTE E ABSORVENTE!

  11. Sonia Regly disse:

    Nossa essa notícia é preocupante. Apareça lá no Compartilhando as Letras, têm postagem nova!!!!

  12. Lidiane disse:

    Eita, Sarinha.

    Isso parece brincadeira de mau gosto.
    Absurdo dos absurdos.
    Cadê a liberdade de expressão?

    Afe!

  13. Hipocrisia, decadência, Arbitrariedade, Recalque = palhaçada!
    beijooooooooooooos

  14. rayol83 disse:

    Deve ser alguém chutando o saco de algum político.

  15. mariposo-L disse:

    Sara , já tinha lido essa nota … no G!, mas para mim isso está tão sinistro … mal explicado …. que ainda nem estou levando em consideração … a nota em si é um absurdo ….. Vamos aos assuntos técnicos, você concorda comigo que é muito mais facil apagar um blog do que bloquear um domínio inteiro …….

    E do tal blog o que comentar ??? se agente não sabe do que se trata ou que aborda .. é só ver que no que deu o caso youtube … terminou em pizza … então antes de ser levado por labrador que faz as ovelhas caminharem até o pasto é melhor esperar e ter notas concretas ….

    O ruim de tudo isso também é não tem data marcada .. estou precisando de uns dias para recarregar minhas beterias numa praia deserta e afrodisica .. pode ser bem na epoca do fechamento do blog ….

    Beijo !

  16. Vampira Olímpia disse:

    Olá! Ganhou um Selo!
    Está no meu blog! Te indiquei para o Selo de Mulher Ardida!
    Quero ver esse Selo aqui, hein? rs

    Beijooooooooooos

    Leia no meu blog que vai entender.

  17. José Vitor disse:

    Oi,

    Teci alguns comentários no meu blog a respeito da dificuldade do Judiciário em aplicar a lei sem limitar o acesso de todos ao site wordpress.com e te convido a ler no link link http://direitodigital.blog.br/consideracoes-sobre-o-caso-wordpress/

    Att,

    José Vitor Lopes e Silva
    Advogado e blogueiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s