É hoje!

E daí, para que serve mais esta data se não faço nada com ela? Se não páro um minutinho para imaginar pelo menos o que significa meio ambiente. Muita gente quando ouve ‘esse papo’ pensa logo numa floresta com suas árvores e suas feras, excluindo sua vida urbana do conjunto.

Sinto muito, mas a cena não é bem esta. Você, seu carro, o lixo, a poluição, a praia do domingo, seu cachorro, sua comida, sua saúde, o oxigênio, a água, seu cigarro, o dióxido de carbono, o mau-cheiro dos esgotos, o sol, o efeito estufa, a climatização artificial, sua cidade, o rio poluido cortando a avenida, o consumo, a política, a chuva que refresca e alaga, o calor sufocante, a floresta, o vento, as árvores, as flores e os bichinhos estão todos juntos no mesmo pacote… Então, hoje é o dia de pensar pelo menos em você e no seu bem-estar tão dependente deste ‘meio’ que é inteiro se não puder enxergar mais nada diante do nariz.

Pois é, quando cuidamos melhor da qualidade da nossa vida como pessoa e cidadão, de quebra estamos contribuindo para uma melhor qualidade à nossa volta e isto retorna prá nós, numa cadeia incessante, como na lei do eterno retorno. É simples, começar a ser mais responsável na relação com o meio ambiente, que ao contrário do que se pensa, não está dissociado de nós, somos nós. Então, não justifica tanto descuido.

Mês passado, a Market Analysis divulgou resultado de pesquisa sobre as reações dos brasileiros diante da perspectiva do aquecimento global e mudanças ambientais drásticas, mostrando que estamos divididos entre crença e descrença: 52% acredita que as mudanças no clima não sejam graves, enquanto 46% mostram-se temerários; já quando o assunto é a crença na capacidade de modificar postura pessoal, 40% dos pesquisados se acham capazes de realizar mudanças, mas quando a questão é pesquisada mais a fundo registram-se apenas 16% destes 40 como os efetivamente mobilizados. Ou seja, vivemos um falso clima de engajamento, ouve-se e fala-se demasiado, em contrapartida pratica-se quase nada.

Já pensaram? Pequenas atitudes individuais juntas produzem um mutirão como uma onda que através da convivência, da divulgação boca-em-boca pode mudar o comportamento de muitos que ainda apenas acham que podem fazer alguma coisa.

Faça sua parte!
É preciso por em prática nossa boa vontade. O resultado disto vem a longo prazo, e talvez nem estejamos aqui para ver, mas não importa. Lá adiante, nossos filhos, netos, bisnetos podem ter a chance de viver numa civilização onde o cidadão age em acordo e não contra a natureza, por simples questão de respeito à vida, de sobrevivência.

Acredito que tudo começa nas pequenas ações, isoladas mas persistentes. São coisas simples, que até parecem banais, atitudes sobre as quais já falei muito por aqui, lembram? Se não, olhem aí embaixo.

UPDATE: vejam este vídeo, curtinho e hiper bem bolado!

Anúncios
comentários
  1. lidiane disse:

    Sarinha, às vezes eu acho que eu faço tão pouco. 😦
    Mas, está na hora de mudar.
    Definitivamente.

    Querida, desculpe, realmente, a minha “ausência”. Normalmente tenho lido você pelo feedreader e nem venho comentar porque, fim de semestre, é sempre uma complicação pra mim. Mas leio. Nem que seja por lá.
    risos

    Seus comentários sempre são um sopro de alegria pra mim, viu? A presença de pessoas queridas no Giramundo me fazem, no meio dessa correria, toda, mais feliz.

    Um beijo gigante cheio de carinho.

  2. O maior problema que vejo é a falta de conscientizacao. Seu ela nao se chega a lugar algum. Penso que poderia se falar mais sobre isso na própria familia, nas escolas. Isso é uma questao de educacao e sem ela nao vai haver mudanca. O povo continua lavando calcadas, carros. O hidráulico da rua continua quebrado e vazando água sem parar e ninguém nem tá ai.
    Um dia para pensar sobre o meio ambiente? É pouco, tem-se que pensar e viê-lo todos os dias.

    Abracos

  3. sergio guida disse:

    Querida, obrigado pela presença.
    Realmente o meio ambiente é tudo isso e mais e mais…pois como vivemos num sistema social predatório, o reflexo disso espelha-se nas relações e nos comportamentos.
    Olhar o outro como uma extensão de si, como um irmão de uma mesma família, morando numa mesma casa, certamente fará grande diferença!
    Amor prá todos nós!

  4. Cacau disse:

    Sarinha,

    Coloquei seu blog em meus feeds no orkut, ok?

    Eu tenho a exata consciência da importância da questão ambiental intergeracional. Temos que cuidar para hoje e consequentemente preservar para o amanhã. Talvez faça pouco, mas faço algo. Coisas simples como educar meus filhos para um ambiente ecologicamente equilibrado, tal como a seleta coletivo, o uso racional da água. Pouco? Sim. Mas, já é algo… outra coisa importante, é como você faz Sarinha e eu também, de forma um pouquinho diferente, talvez mais tímido. Sempre que surge uma oportunidade, tento ressaltar tão quanto é importante respeitar o meio no qual vivemos. Um ponto interessante que você aqui mencionou, é justamente sobre o meio ambiente urbano. Mas é claro que faz parte do meio ambiente, este inclusive, determinando o meio ambiente em geral. Entretanto, nós tendemos a seccionar os ambientes. A visão a respeito do mesmo deve ser sempre holística. Cada cantinho com todas suas complexidades e consequências do todo. Neste mundo plural que vivemos, o grande impasse é o respeito às diferenças que surgem em função das liberdades e das próprias igualdades. Porém não se pode perder de vista, que em se tratando de meio ambiente, este deve estar inteiro para todos, sejam estes iguais, ou diferentes, brancos, negros, índios, norte, sul ou centro americanos. Este tem que ser o olhar dirigido ao nosso mundo, no que se refere ao meio ambiente. Afinal, há de se cuidar bem do nosso planeta, do ar, da água, da terra, do fogo, dos elementos que nos alimenta e nos confere VIDA!

    Beijos meus e desculpe-me a empolgação. 🙂

  5. Celine disse:

    É… temos que resgatar a humanidade primeiro. A esperança, a crença, a confiança, a auto confiança.
    Beijos, linda. Muito bom!

  6. LELLA disse:

    Oi Sara!

    Essa madrugada, antes de eu ir dormir, eu upei vários tópicos no HARÉM
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7406826
    relativos a esse tema. O Acervo de lá é muito bom!!
    Upei mais de 10 fóruns, só não busquei por mais por conta do sono. A turma de lá é show!

    Eu não apenas sou simpatizante, como também contribuo. Exemplo disso: minha jungle é constantemente adotada pela fauna silvestre. Aqui encontram um lugar tranqüilo para pocriar, morar e se alimentarem.

    Um visão da minha jungle:
    http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=5047073042995924819&aid=1202489141&pid=1202515382312

    Beijão,

  7. luma disse:

    Fica um jogo de empurra, empurra! Nós, falando em atitudes que o pessoal do campo toma ao cortar árvores, mas esquecemos que somos os maiores poluidores e temos meios de comunicação para informar com mais rapidez de todos os desgastes globais. Mesmo assim a culpa é do vizinho. Beijus

  8. livia disse:

    Sarah,Boa Lembrança e excelente texto e o video é um humor sério(rs..)Os adultos de hoje ,mais consciente irão preparar os jonens de amanha.Amanhã o MUNDO será deles e serão eles a cuidar com nova visão de respeito,amor ,cuidaods comum ,o Planeta que ,hoje destroçamos sem piedade em nome do progresso e da ganancia.Tem gente que deseja a imortalidade,mas para que~e?se podemos envelhecer com péssimo habito?com os condicionamentos e sem entender o Valor que a VIDA deve ser cuidada e partilhada.Morrer neste caso,nao é maldiçao pe B~ençao para que a NOva Geraçao rompo com o antigo e se dê o direito as transformaçoes.A Natureza é sábia:morrer é renovar(tudo é assim).Se a semte morre é para dar a VIDA!Os ciclos da Ttera:cada estaçao morrer e renasce.Perfeito.O humano,além de morrer quer matar tudo o mais.Beijão

  9. Mel disse:

    Perfeito, Sarah!
    Acho que todos nós sabemos o que podemos ou não fazer, o que é certo e errado, só nos falta colocar a teoria em prática!
    Beijocas pra ti.
    Mel

  10. Mel disse:

    Ei Sarah, que bichinho é esse que aparece no meu comentário?!!

    🙂

    Um et!!

  11. sarah k disse:

    Mel,
    rs

    é uma configuração nova do WordPress prá não ficar aquelas figuras sem rosto eles criaram alguns desenhos para serem utilizados como avatar. Engraçados né??!!
    Rssssssssss
    🙂

  12. Edimar Suely disse:

    Olá,

    Passei para conhecer esta beleza de espaço e amei. Voltarei outras vezes.

    Desejo uma linda quinta feira e muita paz.

    Smack!

    Edimar Suely

  13. Cejunior disse:

    Acho necessário despertar a atenção das pessoas para esse assunto. O Brasil tem uma atitude ambígua e tímida nessa área, inclusive resultando nessa confusão toda na Amazônia.
    É essencial que as crianças sejam educadas pensando no meio-ambiente.
    Um beijo.

  14. Tina disse:

    Oi Sarah!

    Enquanto não educarmos / conscientizarmos a população com este fim, pouca coisa vai mudar, infelizmente.

    Parabéns pelo blog, gostei, voltarei.

    beijo,

  15. Marcelo disse:

    O computador da lan tá sem placa de video…comento depois…hj acordei querendeo ser um king kong e derrubar todos os prédios da av paralela e deixar lá existindo o nosso restinho de Mata Atlantica e Mata do cerrado urbano que tinhamos!

    bjs

  16. Sarah K disse:

    oi Edimar e Tina,
    bemvindas e voltem sempre que quiserem! 😉

    ai Marcelo … nem fale,
    tenho lembranças da Paralela de muitos anos atrás quase totalmente intocada, aquele cheiro de mata entrando pelas narinas qdo a gente passava de madrugada naquele silêncio e imensidão …

  17. elisabetecunha2008 disse:

    Minha linda Saroca

    VOLTO COM A NATUREZA!!!

    OBRIGADA MINHA LINDA!

  18. Dani(ela) disse:

    ai… nem fala em meio ambiente.

    numa das escolas onde trabalho, o assunto é tema interdisciplinar. os adolescentes não estão ligando muito não para o que vai ficar com eles. dá vontade de sair correndo de tanto descaso. acredite.

    socorro.

  19. Mariposo-L disse:

    Saraaaaaaaaaaa, passei para dar um beijão e nem falo mais nada sobre esse assunto pois já está incorporado, acho que faço parte dos 46 %, ainda acho que muito se fala e atitudes que realmente revertam a situação não são tomadas então não desperdiço mais meu tempo tentando conscientizar ninguém afinal as previsões já são realidades, então deixa eu aproveitar o restinho do planta terra …..

    como estou egoísta né ???? mas tenho outros lados bons 🙂

  20. […] Rouge…et Vert? Georgia – Meio Ambiente The Best – Dia Mundial do Meio Ambiente Sarah K – Dia Mundial do Meio Ambiente Denise BC – Dia Mundial do Meio Ambiente Rosane Wolff de Souza – Dia Mundial do Meio Ambiente e […]

  21. Faço minha parte, além da Clínica, trabalho com Educação Ambiental.
    Um trabalho compensa a dor…

    Beijooooooooooos

  22. Luciano disse:

    Passando pra fazer minha visitinha de sempre!
    Gostei da dica do meio ambiente.
    Bjss
    Lu

  23. Marcelo disse:

    KKKKK hj consegui assisti ao video…MUITO BOM…essa empresa faz comerciais maravilhosos…já usei um texto deles como mensagem de fim de ano!

    bjs

  24. elisabetecunha2008 disse:

    SARITA

    SAUDADE menina retada!!beijo

  25. dieniffe disse:

    adorei o video sou a farvo do meio ambiente by dieny

  26. […] Vert? Georgia – Meio Ambiente The Best – Dia Mundial do Meio Ambiente Sarah K – Dia Mundial do Meio Ambiente Denise BC – Dia Mundial do Meio Ambiente Rosane Wolff de Souza – Dia Mundial do Meio […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s