Astrologia não é horóscopo!

Publicado: 16/06/2008 em astrologia
Tags:, , , , ,

 

Eu acredito em Astrologia. Você não?
Não tem problema, nunca é tarde para mudar de opinião, ou pelo menos para se criar uma nova percepção.
Desde o dia 21 de maio, estamos sob o signo de Gêmeos, e assim ficará até o próximo 20 de junho. Mas o que é Sol em Gêmeos? Primeiro, quer dizer que todas as pessoas que nascerem neste período terão o signo solar Gêmeos, mas não é só isto!

Geralmente quando falo de Astrologia, algumas pessoas pensam em horóscopo e dizem: “não acredito nisto, eu sou de tal signo e geralmente não me identifico com o que diz no horóscopo”.

Bem … Vamos deixar claro, logo de cara, que horóscopo não é Astrologia, e sim sua manifestação simplista, banal e mundana. Já esta é uma linguagem científica das mais antigas da humanidade, surgida há mais de 3000 anos, provavelmente na Babilônia, que nos primórdios era utilizada na previsão de eventos naturais, na organização do plantio e da colheita, na medição do tempo, na tomada de importantes decisões dos governantes, etc. Data da Antiguidade Clássica, o primeiro livro de Astrologia, escrito por Ptolomeu (intelectual, astrônomo e matemático grego), que estabeleceu os princípios fundamentais (planetas, casas e signos astrológicos) que até hoje regem a moderna Astrologia.

Mas voltando aos comentários das pessoas sobre crer ou não. Na verdade, o enfoque da Astrologia é ao contrário do horóscopo, diferenciado e pessoal. Cada pessoa é tratada como um ser único, com sua personalidade ímpar. E assim como analisa pessoas, pode analisar países, épocas, empresas, relacionamentos, eventos, etc. Ao contrário do horóscopo, não é determinista nem dogmática, apenas estuda e exprime os potenciais de cada situação ou pessoa, que podem ou não ser postos em prática. Como exemplo, em empresas é utilizada na área de recursos humanos como ferramenta de recrutamento e na esfera de relacionamentos, demonstrando afinidades ou a sua ausência.

Mas e o que é um Mapa Astral? Ele é a síntese da análise astrológica. A moderna Astrologia caminha lado a lado com a Psicologia, Jung utilizou-a como ferramenta de auxílio na análise da personalidade, assim como outros psicólogos ainda hoje a utilizam para tal. Através deste gráfico é mostrada simbolicamente toda a essência e potencial psicológico do indivíduo analisado.

Como falei anteriormente, Ptolomeu , na Grécia Antiga, estabeleceu princípios que até hoje são utilizados na geração gráfica do Mapa Astral. Se você nunca viu um, não tem problema, vai ser fácil identifica-lo, ele é um gráfico baseado num círculo, como uma mandala.
[ Veja aí embaixo o mapa astral de Einstein (clique para ampliar) ]

Lembra quando você estudou Ciências na escola? Sistema solar, planetas, movimento de translação e rotação? Lembrou? Pois é … comece por aí!

A Astrologia é geocêntrica por conveniência, não por ignorância. Mantêm-se até hoje o homem no centro do gráfico por uma questão de interpretação. Já que o homem é o centro dos questionamentos, ele deve estar no centro do mapa e o sistema solar ao seu redor. Partindo daí, temos em torno dele o zodíaco em forma circular dividido em 12 partes onde estão os signos relacionados simbolicamente com constelações (gemini, virgo, taurus, etc) – daí vem o seu signo Solar, ou o signo do dia que você nasceu.

Deste modo, então, o Sol no seu movimento pelo zodíaco a cada dois meses muda de signo e em um ano o percorre, refletindo o movimento de translação da Terra. Do mesmo modo o Sol faz seu movimento aparente em torno de nós (movimento de rotação da Terra) e leva duas horas em cada signo e um dia para percorrer o zodíaco. Desta forma é determinado o signo Ascendente, ou o signo que corresponde à hora que você nasceu. Quando você diz “eu sou Touro e meu ascendente é Leão” está falando destes movimentos.

Então, num mapa astral, para simplificar o entendimento, todos os astros são identificados como planetas (sol, lua, mercúrio … ) que simbolizam determinadas energias: Mercúrio é o intelecto, a racionalidade; Vênus é afetividade, amor; Lua refere-se ao emocional e Marte indica energia direcionada para ação, a agressividade natural. A mistura destas simbologias designa cada personalidade e como numa “Análise combinatória” vai ser impossível encontrar duas pessoas iguais, com tantos elementos a serem combinados.

Enfim … Eu costumo dizer que Astrologia é uma mistura intrigante de misticismo, matemática, grafismo e psicologia, e espero que agora, pelo menos para você, ela tenha deixado de ser uma mera seção de jornal …

Anúncios
comentários
  1. Srta. Rosa disse:

    Mmmm… voltaste ao tema, frô? Gostei… :*)

    Bezzos e ótima semana!

  2. marcelo disse:

    Bacana esse post…adoro astrologia…e acho interessante é a influencia que ela exerce nas pessoas…pessoas de um mesmo signo não são iguais, + acho que quando somos da forma mais bruta *quando agimos* pelo impulso somos sim astrologicos no tocante à personalidade…ação e reação sem pensar…quando pensamos somos sociais, eu acho!

    bjs

  3. Saroca,
    tem anos que vc me promete fazer meu mapa astral…
    Esse post é um sinal de que estás com inspiração pra isso? rs

    beijoooooooooooooooos

  4. Sarah K disse:

    Rs, Vampira … então senta e espera … se vc soubesse a qtde de gente que me pede um mapa!
    Eu não tenho feito mais faz tempo, falta de tempo … desculpa nêga, rs.
    bjs

  5. Mel disse:

    Sarah, sempre tive uma quedinha por astrologia e leio sobre o perfil do meu signo, e vejo que tenho trabalhado muito em cima dos defeitos que marcam o escorpiano. E de vz em quando me pergunto… Mas peraí, será que isso está certo mesmo? Já não me encaixo nesss características.
    Bem, talvez sejam as tais combinações que vc falou.
    Nunca fiz mapa astral, mas claro, já li muito o horóscopo do dia e me aborreço de vez em quando jurando nunca mais voltar voltar a lê-lo.

    🙂

    Beijos pra ti. Mel

  6. Celine disse:

    Eu acredito.
    beijos

  7. Mariposo-L disse:

    Olha já estou até vendo a nova criação o Gloogle Maps Astral , o que acha ????

    Mas falando serio ouvi comentários que o curso de matemática da FMU, iria colocar astrologia no curso , não sei se aconteceu .

    bjs

  8. Bill disse:

    Uia, uma belo post cheio de informações (=
    Realmente astrologia é intrigante, não a mistureba que hoje, mas ela em si (=

    Gostei, gostei.

    Beijo dona moça
    :***

    Ps: Obrigado por fazer parte do Realidade Torta

  9. Não precisa pôr selo fofo aqui não, mas espia:

    http://senhoritarosa.wordpress.com/selos/

    Bezzos, queridona!

  10. Fê_Notável disse:

    Sabe… sempre quis saber o que aconteceria se eu fizesse o meu mapa…. acho que ele me ajudaria a me entender!
    Quem sabe um dia, né?!
    Quem sabe…

    Beijos

  11. blogdosall disse:

    Olá, moça!!!
    Atendendo a pedidos, tem post novo lá no blog, passa lá.
    Aproveitando, sou de áries, depois me manda meu mapa…rs. Bj!!!

  12. Lidiane disse:

    Sarinha, minha terapeuta é astróloga, por isso a chamo de “conselheira estelar”. Mesmo sem ela saber.
    Risos.

    Um beijo.

  13. […] necessidade de aprofundar e transcender que sentem as pessoas com Escorpião fortemente marcado no Mapa astral. Eles precisam sentir verdadeiramente a essência das coisas, das pessoas e da própria vida. […]

  14. […] pessoa possua bem poucas características geminianas, devido às posições planetárias no seu Mapa astral, que podem enfraquecer ou potencializar estas […]

  15. […] assim ontem quando por acaso encontrei um texto sobre astrologia sem aquele teor fatídico e impositório, levantando um outro olhar sobre esta […]

  16. Estimada Senhora,

    Bom dia,

    Aproveite para apresentar-lhe o nosso novo site.

    Estamos actualmente a lançar um novo site em Portugal e queremos saber a sua opinião sobre o mercado do tarot, da astrologia e da vidência.

    Wengo é um site de origem Francês, criado em 2006, n°1 do conselho por telefone com mais de 1500 especialistas em França e 200.000 membros.

    Hoje em dia, Wengo permite a ums expertos de trabalhar libremente, por conta própria e em excelentes condições.

    Actualemente estamos a proucura de especilistas em tarologia, astrologia e vidência.

    Como experto nós queremos igualmente saber o seu ponto de vista sobre os assuntos seguintes :
    – O que você acha do site?
    – É fácil de o utilisar ?
    – Quais são os seus conselhos ?

    Agradeço-lhe pela sua resposta.

    Não hesite em contactar-me para mais informações,

    Até breve,

    Atentamente,

    Emilie Trindade.
    emilie.trindade@wengo.com
    +33.1.75.75.75.33

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s