Dia 20 de setembro foi o Dia Mundial sem Carro. Confesso que esqueci, neste dia viajei de carro.
Lembrando disso comecei a pensar: O que tenho feito pelo planeta? No barato tenho feito coleta seletiva do meu lixo, reaproveitado embalagens, reciclado papel no escritório…
E você o que tem feito? Quase nada? Pouco? Não sabe o que fazer?

A designer Shiu Yuk Yuen anda fazendo a parte dela, criou este guarda-chuva instantâneo. Com estrutura dobrável que cabe no bolso e utiliza como cobertura qualquer material que você tenha à mão: sacos plásticos, folhas de jornais, sacos de papelão, etc.
É simples, nós que não estamos habituados a pensar sustentavelmente, acostumados que estamos com a cultura do descartável, do desperdício e do fast food.

O que andamos fazendo além de consumir/descartar, descartar/consumir?
Veja nesse vídeo o que perigosamente anda acontecendo por aí e o que podemos fazer. Se não puderem assistir todo o vídeo, dêem especial atenção ao trecho que começa aos 12 min. no contador.

( Fonte: Kith Kin )

comentários
  1. mariposo-L disse:

    Saraaaaaaaa, voltou 🙂
    Olha gostei dessa idéia do guarda chuva, pensei em folhas de jornal de preferência com propagandas será que uns trocados ????

    Mas estou fazendo a minha parte pelo planeta…

  2. mariposo-L disse:

    Voltando, Sara esse filme é muito legal …. depois que vi ou exigir o adicional de insalubridade da minha mãe. onde já se viu tomei leite contaminadado….

  3. Oi, Sarinha, ótimas reflexões! Assim vamos longe! Abração.
    Mai*

  4. Cejunior disse:

    Eu já fiz um bocadão: parei de usar completamente o carro. Aliás, vendi o infeliz, desde que passei a morar parte de semana em Nova Friburgo.
    E para nem pensar na hipótese de ter outro, estou com a CNH vencida desde aquela época.
    Valeu o filme!
    Um beijão.

  5. Celine disse:

    Florrr.
    Eu faço pouca coisa 😦
    Preciso me movimentar mais. E o farei.

    Nao pude ver o video agora. Mas eu volto pra assistir.

    ***Não há intimidade mais exposta do que a dor de ter um filho, hein?!
    Mas o meu texto é subjetivo. De fato nao vi um parto, nem o fiz. 😉
    Beijosss. Muitos.

  6. notobviouscinema disse:

    Acho importante cada um fazer sua parte, mas fazer bem feito. Sinceramente, quantos segundos você acha que este guarda-chuva da ‘designer’ agüentaria na orla da Barra sob um chuvisco? A idéia é ótima mas o design no mínimo é incompetente.

    O que eu tenho conseguido fazer com algum sucesso é evitar embalagens. O vendedor quer por num saco plástico com logotipo da loja, quer embrulhar a compra? Eu agradeço, dispenso, e agüento o olhar desconcertado e reprovador. Desde janeiro, fiz isso dezenas de vezes (duas vezes ontem), e só uma vez a vendedora (de livros) entendeu minha atitude e comentou que só um em cada dez clientes (de livraria… rs) fazem isso.

  7. Sarah K disse:

    Rob,
    qto ao guarda-chuva, a idéia é que seja para trajetos curtos … leia no site da matéria.

    E qto às embalagens eu tb faço e outra coisa que vejo é que loja de produtos naturias usam na maior cara de pau sacolas de plástico e ainda colocam uma dentro da outra pq são muito finas.

    😉

  8. elisabetecunha2008 disse:

    VAMOS paletarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!???

  9. Celine disse:

    Cadê a senhorita?
    beijos

  10. Marcelo disse:

    Gostei muito do guarda chuva principalmente pq existe a possibilidade de cobrarmos pela midia a que estejamos usando…embalagem da coca, do bom bril, da petrobras etc…ando sempre de buzú pq não tenho um carango sequer um cadilac bip bip….um dia pus na cabeça que quero ir fazer o Caminho de Santiago e dai comecei a andar,,,é otimo..crio, me divirto, me exercito e economizo…tenho andado pouco vou voltar to gordo…quebrei o pé no inicio de 2007 e deu um prigui….iche num dá nem coragem de escrever o resto…sábado andei dO centro até Ondina e voltei até a Barra e domingo andei leve da Boca do Rio – SAC – até a Barra – Porto …gastei tres horas,,,mas consigo fazer em menos tempo!

    Bjs

  11. Amèlie disse:

    Eu confesso, sem o menor pudor, não estou fazendo NADA. Mas na hora de reclamar, faço coro!!!

    É!
    Coisa feia!

    Beijos!

  12. elisabetecunha2008 disse:

    SARA

    Onde tu ta?

    beijooooooooooooooooooooooooooooo!

  13. rose disse:

    Adorei esse vídeo, me tocou fundo fundo.

    Bjo e tudo de bom 🙂 se cuida.

Deixe um comentário

