dsc00556

“Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá…”

(Eu já fui…)

“…O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou…”

(…e dei rosas vermelhas. E você?)

Iemanjá é festejada em muitos locais aqui em Salvador; na Ribeira, em Plataforma, na península de Humaitá, na Gameleira e na ilha de Itaparica. Mas a grande festa fica por conta do Rio Vermelho, nas proximidades da igreja de Santana, precisamente na casa de Iemanjá, todos os anos milhares de devotos e curiosos formam imensas filas para depositar seus presentes nos balaios dispostos pela comunidade de pescadores e pelos seus filhos e filhas de santo, que mais tarde descem à praia seguindo em barcos para oferecer seus presentes e fazer suas obrigações em alto mar.

UPDATE (depois dos festejos profanos): Enquanto isso, pelas ruas do Rio Vermelho ferve a festa regada por muitas latinhas de cerveja, feijoada na casa dos amigos e pela folia dos blocos animados por bandinhas e mini-trios.
A festa de Iemanjá é uma resistência, ou melhor, uma resposta original a este carnaval comercial vendido em todo Brasil pelo Axé, Pagode e cia. É a verdadeira festa do povo que brinca pelas ruas, livre dos famigerados camarotes e dos blocos protegidos por ‘cordeiros‘ famintos e mal pagos. É a espontânea representatividade do verdadeiro significado do Carnaval. 

[ foto: Sarah K ]

comentários
  1. Amèlie disse:

    Inveja de um banho de marrrrrrrrr
    Saude o mar e a rainha das águas por mim!!

    Beijos, lindona!

  2. Rob disse:

    Enquanto isso, na capital do feitiço do tempo, Phil viu sua sombra.

  3. Só mesmo na Bahia uma festa assim poderia acontecer!
    Odoyá, minha mãe, odoyá!!!

  4. Mariposo-L disse:

    DEve ser legal essa festa 🙂
    bjs

  5. Camila disse:

    e o dia nasceu lindo, nao foi? só não gosto da parte de ter que trabalhar. e pior que ela: ter de enfrentar o engarrafamento… beijos, sarita.

  6. Celine disse:

    Eu amo.Eu fui também. Sim, é uma resistencia linda, emocionante e intensa. Todo aquele povo saudando Yemanjá e todo o respeito ao mar, numa festa livre e bonita.

    beijos, flor

  7. Dani(ela0 disse:

    MIACABEI!!!

    será que a gente secruzou sem saber?!?!?!

    bjim 🙂

  8. Sarinha

    Tenho orgulho de nossas tradições………

  9. Joseane disse:

    No ano passado eu estava aí! Maravilha!!! Este ano não deu, mas quem sabe em 2010?!?! Adorei o site!

  10. Marcelo disse:

    Claro que fui bem cedinho, cedinho levei rosas brancas, vermelhas, amarelas, champagne, rosa chá….adoro isso…flores e mar!

    bjs

  11. blogdosall disse:

    Odoyá, minha mãe! Eu adoraria ter esperado por essa grande festa, mas já valeu ter passado uns dias por aí…rs. Bj p/vc! Sempre bem vinda!

Deixe um comentário

