Branco de olhos azuis – a novela

Publicado: 13/04/2009 em política
Tags:, , ,

godon-lula

Hoje eu estou com a macaca … deixa eu falar, senão engasgo.

A novela do “branco de olhos azuis” continua a todo vapor, agora com gente indignada prometendo processar Lula por racismo ou coisa que o valha (acho que na Veja estão falando disto).
Ok, concordo que a metáfora escolhida para simbolizar o poder econômico dominante (redundância proposital) foi tremendamente infeliz, mas venhamos e convenhamos que estão colocando lenha em excesso na fogueira. Na verdade querem é ver o Lula frito (e ele até colabora). Os insatisfeitos de plantão, na verdade, não perdoam a sua suposta baixa capacidade intelectual e se aproveitam de cada frase mal empregada para tentar desqualificá-lo.

Como sempre, brasileiro tem memória bem curtinha e parece ter esquecido as frases nada recomendáveis de FHC, o  nosso memorável presidente, cheio de títulos e diplomas, Doutor Honoris Causa,  PhD  em “seiláoquê” e blá blá blá. Vamos relembrar algumas? Só não me recordo se ele foi processado por algum compatriota (tenho memória curta também). Talvez não, até porque professores, aposentados e pobres não tem tanto dinheiro sobrando.

– “São uns ignorantes.”
22 de abril de 1998, irritado com os críticos de sua aula inaugural na faculdade do Hospital Sarah Kubitschek.

– os aposentados são uns “vagabundos”
20 de maio de 1998, sobre os brasileiros que se aposentam com menos de 50 anos.
detalhe: FHC aposentou-se com 39 anos

– os brasileiros são “caipiras ” e os trabalhadores brasileiros, “preguiçosos”

– “Se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor.”
5 de dezembro de 2001, sobre a angústia dos pesquisadores bolsistas

– “Eu tenho um pé na cozinha” depois de terminado o mandato, cinicamente acrescentou: “na cozinha francesa”.

– Em entrevista em 05/04/2006 no Programa do Jô,  FHC afirmou que o “pobre” quando chega “lá em cima” corre o risco de virar “outra coisa”, ou seja, deslumbrar-se com a mudança social conseguida pela chegada ao poder.

– Em palestra em Washington (março/2005) FHC agradeceu a presença do ex-secretário de estado americano Henry Kissinger e chamou-o de “meu velho amigo”, e acrescentou, referindo-se a ele: “sua produção acadêmica só encontra paralelo na contribuição à política externa dos EUA, ajudando a mudar o mundo, especialmente nos anos 70”. É verdade! Kissinger teve um papel decisivo na implementação da política externa norte-americana nos anos 70, particularmente na América Latina. O “velho amigo de FHC” teve participação direta no golpe de Estado que depôs e assassinou o presidente do Chile (em 11/09/1973), Salvador Allende, eleito legitimamente, levando o terrível general Pinochet ao poder.

Realmente, a capacidade intelectual de FHC não pode ser discutida. Mas o que isso nos adiantou? Além destas frases e mancadas que nada deixam a dever aos deslizes retóricos de Lula, FHC entregou o patrimônio público brasileiro a preço de banana aos grandes capitais privados nacionais e internacionais, depois de sanear empresas públicas com dinheiro do BNDES e financiar essa transferência com juros subsidiados, no maior caso de corrupção da história brasileira (leia mais logo abaixo).
Puxa… será que alguém ainda se lembra disto?? Ah, mas ele não nos fazia passar vergonha durante seus discursos (cof, cof… dá licença que eu vou vomitar).

Mas voltando ao Lula, o que incomoda?
Apesar de toda limitação intelectual de que o acusam, ainda ser reconhecido como porta-voz do terceiro mundo?
Ou quem sabe, ser o presidente com um dos maiores índices de popularidade no mundo, tornando-se um fenômeno internacional?
É… inclusive os “louros de olhos azuis” (a quem ele se referiu metaforicamente) devem estar achando isto, vide seu sucesso no G20. Mas os teimosos louros daqui querem tapar o sol com a peneira procurando detalhes ridículos que possam vir a comprometê-lo. Quanta rigidez… ou será mero preconceito?

( foto: CNN )

[ UPDATE ]
Leia mais:
A era FHC
revista Carta Maior

( em tempo: não sou petista, apenas uma brasileira com suas opiniões )

Anúncios
comentários
  1. notobviouscinema disse:

    Querida Sarah, me admira você fazendo um link para esta página, divulgando um pessoal que não tem a menor vergonha de deturpar o poema do Affonso Romano de Sant’Anna, escrito para falar do governo de 1980, mudando o sujeito para dar a impressão de que o poema fala de Lula – pelo contrário, fala dos heróis do site. Tira este link?

    O poema – que é bem melhor do que a versão truncada que desrespeita até a métrica, começa assim:

    A Implosão da Mentira
    (ou o episódio do Riocentro-fragmentos)

    Fragmento 1.

    Mentiram-me. Mentiram-me ontem
    e hoje mentem novamente. Mentem
    de corpo e alma, completamente.
    E mentem de maneira tão pungente
    que acho que mentem sinceramente.

    O resultado: você nivelou por baixo ao juntar num post o FHC (intelectual pra turma dele), os destruidores de poemas e o criador de pseudo-metáforas. Pouca coisa se salva.

    😉

  2. Sarah K disse:

    Só coloquei o link prá mostrar o qto as pessoas pegam pesado Rob, só por isto.
    Vou desnivelar, rs!
    🙂

  3. LELLA disse:

    Eu acho que para certas mancadas, foras… do Lula, ainda deveriam usar um outro peso. Um mais brando.
    Pelo menos ele fala!

    E o FHC tem mais que engulir essa 😀 não deu o Brasil, o destaque conseguido por Lula.

  4. Guilherme disse:

    Perfeito!
    Mesmo sem citar a Vale do Rio Doce.
    Bjs

  5. adelson disse:

    não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defendo até a morte o direito que tendes de dizê-las.
    ele dilapidou o patrimonio publico do brasil? ele livrou o estado de arcar com a responsabilidade de gerir um monte de empresas deficitárias que sugavam dinheiros de impostos pra bancar benesses pros funcionários sangue-sugas.
    uma pena não ter conseguido se desfazer das outras.
    de onde você acha que saiu todo aquele patrimônio da previ por exemplo? caiu do céu?
    em que a privatização da vale prejudicou os pobres brasileiros? provávelmente prejudicou apenas aquela turminha que vivia mamando lá…
    e lula só conseguiu aparecer porque fhc arrumou a casa pra ele vir botar banca. e ainda por cima sem a corja do pt pra atrapalhar e fazer oposição do ´quanto pior melhor´.
    e porque o lula não reclamou dos olhos azuis quando trouxeram dinheiro pra cá e criaram condições pra ele ficar fazendo essas bravatas todas?
    e você sabe que a meia-duzia de aposentados do serviço público consome mais recursos do que toda a grande maioria da iniciativa privada? e usam a grande maioria como massa de manobra pra defender os privilégios deles, da minoria? tá de brincadeira, essa tua revolta é muito engraçada…

  6. Sarah K disse:

    Oi Adelson,
    bem vindo.

    Fique à vontade para discordar, não me acho dona da verdade (só espero que as pessoas discordem com elegância, como foi seu caso).
    fico aqui pensando …se fossem apenas as privastizações né? mas deixa prá lá…

    Seu texto tb exprime revolta e eu, apenas acho que vc tem o direito de.

    pensamos diferente, apenas isto.

    😉

  7. Mariposo-L disse:

    Sara, não vou entrar no mérito do Presidente “culto” ou “burro”, mas o fato hoje, é que criaram tantas leis de proteção disso e daquilo (as pessoas só lembram quando convém e podem tirar proveito)que hoje em dia talvez a melhor politica é ficar de boca fechada ou ter uma relação dos “Protegidos pelo Ibama” isso inclui euzinho …As pessoa se “doem” por pouco …
    Recapitulando fatos .. Erundina, em uma entrevista com Marilia Gabriela . Marilia pergunta Erundina como você se sente com todo o preconceito que está sofrendo, a 1 mulher como prefeita e ainda por cima nordestina …
    Erundina respondeu, Mulher, paraibana só faltava eu ser preta …. Isso foi um escândalo para a época mas não deu processo pois não tinha leis de proteção. Agora te pergunto o que aconteceria se fosse hoje … Ela estaria PRESA por preconceito. Mas uma coisa podemos afirmar Erundina não é preconceituosa .. ela usou apenas para ilustrar …
    Acho que a sociedade hoje é extremamente hipócrita, as pessoas se doem por mesquinharias e o que realmente merece se observado e discutido, não dá tempo pois tem que ficar atento ao BBB…

    Mais um pequeno detalhe, moluscos não pensam, repetem e agem de acordo com seus assessores ..

    Corruptos todos são a única diferença que a corrupção só vem a toda depois que termina o mandato, e que saber da pior somos coniventes, pois quando sabemos não fazemos nada … Lembra-se do “protesto do silencio” …

  8. Sarah K disse:

    Mariposo,
    eu entendo perfeitamente o caso da Erundina, lógico que ela não foi racista na sua afirmação.

    Sei lá, mas acho que pessoas, de uma origem, digamos assim, mais humilde, como Lula e Erundina, realmente estão mal preparados para lidar com o poder e tudo que ele acarreta.
    E nesta estória, o que me emputece é o fato das pessoas serem preconceituosas qtos às origens de personalidades assim, porque sentem-se envergonhadas.
    Eu me orgulho de ter como presidente um cara como Lula (suas origens, sua luta) que hoje é uma figura política de destaque internacional (apesar de todos os problemas) … é mole!!?
    😀

  9. adelson disse:

    Sarah,
    Bacana, gostei muito de sua maneira de encarar as coisas.
    Você mostrou que realmente é uma democrata e que admite até a possibilidade de o outro estar certo eventualmente.
    E isso é muito raro. Na internet mesmo, onde todos enchem a boca pra dizer que são democratas e etc, na verdade a maioria das pessoas só aceitam as ideias de quem concorda com eles. E liberdade na verdade é exatamente o direito de pensar diferente do estabelecido e diferente da gente né?
    E tem sempre aquela regra de que quem fala o que quer escuta o que (as vezes) não quer. Acho super válido, na boa, eu também falo o que quero e sempre aceito pagar o preço de as vezes ouvir o que não quero.
    Concordo muito com você,também tenho orgulho de termos criado no Brasil condições de ter um presidente como Lula, com as origens dele etc.
    Discordo só quando ele é elogiado pelos motivos errados, o que acontece quase sempre. E quando tentam endeusá-lo e colocá-lo acima de qualquer crítica como acontece muito tb (não estou dizendo que você fez isso, não é o seu caso).
    E acho que o PT realmente é pior do que os outros partidos exatamente porque eles, os petistas, sempre olharam os outros com desprezo, sempre bancaram os santinhos quando estavam fora do poder e quando chegaram lá eles fazem mais maracutaias do que os outros faziam.
    Então: se eles fizessem na mesma medida que os partidos tradicionai,s eles já estariam fazendo mais, tendo em vista que se diziam superiores aos outros.
    Mas não, eles fazem mais do que os outros, fazem em escala industrial, tipo corrupção em linha de montagem, em larga escala.
    Agora, voltando, pensamos diferente, nenhum problema, mas adorei conhecer o seu blog, depois vou ler calma.

  10. livia disse:

    Olá ,Sarah.A coisa aqui está quente.Bom esta troca de ideias.Bom mostrar ,desmascarar a hipocrisia do preconceito.Lula é um cara inteligente(sem diplomas na sorbonne).No Brasil (e no mundo tambem)ha uma eleite que finge aceitar os que chegaram ao poder pelo voto ,se fosse por escolha de classes eles nao deixariam! Poder é poder,isto é:corrompe.Ninguem é santo mesmo.Os poderosos do mundo tem sempre um rabo preso! Valeu sua passagem lá em casa.Andei fora e tembem(culpa da net)perdi sua direção.Espero que o meu coment passe,as vezes nao consigo.Abraçao. E pode ficar msmo com a macaca,as vezes ela baixa em mim tambem(rs..)atualmente estou mais soft(leve).Livia.

  11. Sarah K disse:

    Adelson,
    pois é, acho que este espaço é para discutirmos, discordarmos, exercermos nossa liberdade de expressão. Espero que nossa troca seja sempre positiva, andei dando uma olhada no seu blog e gostei! 😉

    Lívia,
    que bom te rever … pois é, concordo com tudo q vc disse.
    Espero que fiquemos mais próximas agora. bjs 🙂

  12. Everton Escrimim disse:

    Ótimo texto, como você também não sou petista, mas temos que render honras ao Lula que deu um jeito no Brasil, claro que não fez milagre, pois o que vai mudar o Brasil não é só os politicios e governantes, mas sim o povo brasileiro.
    O Brasil só será uma potência quando acabar o famoso jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo!
    O Lula apesar de alguns defeitos, tem seus acertos também.
    Valeu pela atenção
    Visite meu blog: http://www.evertonescrimim.wordpress.com
    e comente a vontade!
    Abraços

  13. Sarah K disse:

    Everton,
    verdade, mas a maioria da população só quer achar as coisas prontas … vício oriundo do “jeitinho” como bem vc disse.

    Visitarei sim, e volte qdo quiser!
    Abs
    😉

  14. Luciano disse:

    Há, dentre os defensores do Lula, aqueles que irracionalmente apontam o seu antecessor como a origem de todos os que discordam deste cidadão em questão. Em outras palavras, se não é Lula, é FHC, como se nada mais existisse além destes dois elementos. E pessoas como eu, ficamos rotuladas por ambos defensores. Os que defendem o Lula, desdenham daquele que o antecedeu, esquecendo-se de que o discurso deste cidadão, como ele próprio afirmou, não passava de bravata. No meu entender é aquilo que no dito popular quer dizer: o fim justifica os meios. Os defensores do FHC por sua vez apenas nos rotulam de FHC, é simples e não dá trabalho. Se você procurar exemplos vai encontrar, mas para isto precisa reconhecer que ele é tão falível quanto aquele a quem sucedeu, além de pouco culto. Desmatar menos, ainda assim significa, exterminar mais. Os mecanismos de proteção ao poder são os mesmos. A cada queda de popularidade um novo arranjo é feito para diminuir o impacto. Populistas precisam disto. Aqui (no Brasil) ninguém fala em controle de natalidade, ao contrário, criam mecanismos para aumentar a prole, incentivando e acenando com o nosso dinheiro. Afinal tem bolsas pra tudo em uma família pobre. Existe mais coisas do que Lula e FHC. Se intere. Quem sabe um mundo novo se lhe descortinará. Fique em paz.

  15. Sarah K disse:

    olá Luciano,

    primeira vez aqui … bem vindo.

    esta sua frase “Existe mais coisas do que Lula e FHC. Se intere. Quem sabe um mundo novo se lhe descortinará.” ficou pedante, me desculpe, e até arrogante tb, até parece que é só vc quem sabe sobre lula e eu (a desinformada, segundo vc, saio escrevendo coisas sem saber de toda verdade). vá com calma, ok!? menos, meu amigo, menos!
    leu o post direitinho? pois se não eu aviso, o post não é sobre Lula e sua gestão, e sim sobre o episódio “branco de olhos azuis”, ok!? e utilizei SIM o exemplo de fhc para ilustrar que não é só o lula que dá mancadas em discursos.

    sei sobre as deficiências do governo lula, mas isto não tira o mérito da pessoa (se observar, falo da pessoa no meu post) que veio do nada e chegou aonde ele chegou. leia melhor o texto. falo do preconceito que as pessoas tem por ele ser de origem humilde (nordestino, pobre) e da sua suposta baixa capacidade intelectual… e o pedantismo do brasileiro que se acha muito importante, fala do político corrupto e vive praticando corrupção no dia-a-dia, o conhecido “jeitinho brasileiro” como a gente tá cansado de ver por aí.

    no mais, volte sempre e pode discordar sempre que quiser, mas sem querer parecer o “sabe tudo”, ok … soa antipático.

    abraço!

  16. Luciano disse:

    Sarah!
    Primeiro o afago para depois a chibatada, devo agradecer?
    Mas vamos as considerações: não havia como desdobrar a questão, até porque o seu texto se limitava a atenuar as diferenças entre Lula e o seu antecessor. E isto fica claríssimo quando você cita os títulos que o mesmo detém, como PhD em “seiláoquê” e inclusive o blá, blá, blá que você lhe conferiu (foi um pouquinho de maldade sua, mas tudo bem, eu entendo), mas ao desqualificá-lo, você também desdenha de todo aquele que busca titularidade, algo tão importante nesta nossa sociedade esdrúxula.
    Há também o inequívoco fato que mais da metade do seu post é comparando um ao outro, ou melhor, mais desqualificando o segundo para poder nivelar o discurso.
    Foi por ter lido o post “direitinho” é que resolvi me manifestar. Agora devolvo-lhe a pergunta da seguinte maneira: você sabe o que escreveu? A pergunta procede, pois minha crítica foi baseada justamente no que você discorreu e não sobre o episódio “branco de olhos azuis” a que quase nada você referenciou. Será que o ranço é realmente meu? Finalmente, mas não menos importante lamento se lhe pareci pedante, eu apenas quis ser justo. Quanto ao fato de você generalizar sobre levar vantagem em tudo, bem, exceções existem. Eu conheço algumas e acho que posso dizer que faço a minha parte. Mas quem sou eu? Sou um daqueles que cumprem as suas obrigações e é punido quando saí da linha. Sendo assim, tenho o direito de falar mal de qualquer político corrupto. E de ignorantes também. Antes que você me julgue pelo que não sabe, também tenho origem humilde. Só que eu, optei por ficar com todos os meus dedos. Desculpe se lhe pareci antipático, não era este o intuíto. Afinal, eu estou sempre aprendendo. Beijo.

  17. Sarah K disse:

    Luciano,
    continuo afirmando que o post de refere ao episódio “branco de olhos azuis” e à sua repercussão na mídia; eu sei o que escrevi sim, e para argumentar sobre as críticas que Lula recebe pelos “seus foras” citei os foras de FHC. E tb não vou ficar quantificando se falo mais da metade ou metade do post sobre o FHC (inclusive parte do texto é citação a título de exemplificação). Falei de FHC pq foi necessário comparar, apenas isto.

    Realmente, generalizei sobre levar vantagem em tudo, mas sei que exceções existem e folgo em saber que você é uma destas pessoas, que bom!

    E me desculpe se por acaso você sentiu-se esculaxado por eu ironizar com a busca de titularidade tão em voga (não foi nada pessoal), mas realmente acho (não generalizando, evidentemente) que isto se tornou uma forma das pessoas diminuírem seus recalques e chegarem arrotando sabedoria por todo lado. Aqui no blog mesmo, de vez em qdo chegam alguns, geralmente qdo o assunto é política e relacionamento. Qdo a pessoa falta com respeito eu simplesmente bloqueio, mas não foi seu caso… mesmo parecendo antipático à primeira vista.

    No mais, sinta-se à vontade para voltar e comentar e discordar qdo quiser, afinal penso que a primeira impressão não é a que fica; este seu segundo comentário já foi bem mais amistoso.

    um abraço
    😉

  18. Luciano disse:

    Sarah paz!

    A tão propagada democracia se faz principalmente com discussões sadias; lamentavelmente alguém sempre erra a dose. Optei (sem o pt no meio), por ser crítico do sistema. Talvez, fosse mais fácil num lugar onde apenas sua (minha) opinião valesse. Não nesta terra.

    Aqui você precisa se posicionar entre os antagonistas. Ter opinião própria não é fácil, você fica parecendo um ET tempo integral. O motivo? Tem-se q dar explicações o tempo todo. Difícil fazer entenderem que se você não é por um tem que ser necessariamente pelo outro. Na melhor das hipóteses alguém lembrará que você está em cima do muro, o que convenhamos é típico daqueles que adoram rotular o que a sua capacidade lhes permite. Portas pelo menos abrem.

    Fiz críticas ao que você escreveu porque entendo que você não precisa desmerecer quem quer que seja para defender os seus princípios. Reconheço as falhas do antecessor do seu preferido, também tenho minhas restrições ao segundo, mas quando o faço, eu utilizo apenas as próprias experiências do mesmo para tecer meus comentários, que reconheço, são tão ácidos quantos os seus. Em nenhum momento quis ofendê-la, a minha resposta no entanto foi municiada por você mesma. Não convém no entanto que levemos isto adiante, penso que ambos ganharemos muito mais se lapidarmos o que não presta. Estou sempre aprendendo.
    Beijo grande,
    Luciano.

  19. Sarah K disse:

    Luciano,
    claro que teremos paz… com certeza!
    Não estou aborrecida, discussões sadias são sempre bem vindas.

    A “casa” está aberta a vc … bjos.
    😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s