Como assim Doritos??

Publicado: 17/04/2009 em comportamento, cotidiano, sexualidade, vídeos
Tags:, , , ,

Estou um pouquinho atrasada com a nota, o babado foi em março passado. Durante o episódio vários sites manifestaram-se (aqui e aqui alguns exemplos), houveram reclamações ao CONAR e muita pressão que culminou com a extinção da campanha.

A propaganda saiu do ar (em 17/04), mas quem não viu pode agora ver e se perguntar por que em pleno sec XXI uma empresa como a Elma Chips dá uma mancada destas.

Uma campanha infeliz e abertamente homofóbica, apesar de tentar parecer cômica: amigos escutam YMCA (Village People) enquanto passeiam de carro  quando um deles se anima começando a dançar ao ritmo da música, os outros caras começam a fazer cara feia numa clara atitude de desdém… Eis que surge o preconceito disfarçado de brincadeirinha.

Como assim: “quer dividir alguma coisa com os amigos, divida um Doritos”?  Olha que eu adoro Doritos, mas depois desta vou deixar de consumir. Quanta babaquice! Como uma empresa se presta ao papel de propagar a homofobia desta forma? Vergonhosa, velada, disfarçada de engraçadinha, contribuindo descaradamente para a continuidade do preconceito.

Lamentável.
E eu divido sim algo com meus amigos: o repúdio à homofobia e o apoio à liberdade por qualquer opção sexual!

 

comentários
  1. B. disse:

    Sabe, eu juro que tento dar o benefício da dúvida que nem a empresa, nem a agência se tocaram com a mancada. Simplesmente pelo fato de que é tão comum zombar de loiras, portugueses, negros, gays… Que ninguém mais se dá conta. Vide as defesas do caso… Mas acho que é assim, nas entrelinhas, que se passam os valores, inclusive os tortos. Triste viu…

  2. Sarah K disse:

    Pois eu acho B. é que justamente aí é que está o erro das empresas (da marca e da campanha): assinar embaixo da banalidade e repeti-la.

    Quem mexe com campanhas publicitárias, que, quer queira quer não, forma opiniões, tem de estar muito atento a estes conteudos.

    valeu a visita!
    😉

  3. Mariposo-L disse:

    Sara, até vc .. isso deu o que falar, opiniões dividas, a minha por exemplo , realmente não me senti ofendido, e ainda acho que não foi a melhor forma de conduzir isso.
    Acho que muito mais inteligente seria o boicote aos Doritos.
    Mas que doritos é bão isso é.. e garanto que com propaganda homofóbica ou não a “ala” mais ofendida com isso continuaria comendo ….

    E por isso que digo na próxima geração que vir para cá como um protozoário :))) akakkak

    Mas deixemos os doritos de lado … tenho um selo para vc lá blog 🙂

    Bjs e bom feriado divirta-se muito :)))))))))))))

  4. Marcelo disse:

    Bah tchê…achei legal…é pré – conceito? ah é sim…ou seja o cara que dança será o unico que fara a diferença pois os outros tres são teleguiados….sociedade conectada quem não gosta do que todo mundo gosta é extranho…acho que os publicitários queriam dizer isto…mas é ainda assim, perigoso posto na midia de massa…como eu não faço parte dos que tem TV…tá sendo exibido na TV aberta?

    bjs e boa semana

  5. livia disse:

    Verdade!todo preconceito nem sempre é escancarado e grosseirão(como nos programas de humor na TV!)Este comercial passa como humor,apenas firmando o preconceito.Os formadores de opinião,os meios de comunicação(mesmo os entretenimentos)deveriam ter mais cuidado para nao firmar estas coisas menores.O direito as diferenças é o caminho das relaçoes da civilizaçao moderna.Desfazer seculos de culktural preconceituosa leva tempo.As gordinhas,os baixinhos,(fugindo aos padroes que a mídia nventa)as mulheres(machismo)negros,gay sao alvos das piadas mais infames.Doritos?nunca mais!alias,está reaçao começa a alertar os profissionais publicitários.Estao fora,atrasados!Abraçao.liv.

  6. Dani(ela) disse:

    Sarah, não tinha visto.

    bem, deviam dizer o nome da agencia que produziu. afinal, foi ela quem convenceu a Elma Chips de que “isso vende”.

    na moral… :\

  7. Lidiane disse:

    Não dá pra entender.
    Sinceramente.

    E por falar em não entender e em doritos.
    Fui a um bar cubano esses dias e Sara, adivinhe o que serviram com mojito?
    Doritos e Cuba…
    Eu tive de cair na risada, enquanto todo mundo se perguntava se eu tinha pirado (de vez).
    Povo mais sem noção…

    Beijos.

  8. mariposo-L disse:

    coff… coff… ainda o doritos … cadê você ???

  9. Marcelo disse:

    Vc foi sugada por um consumidor de doritos e posto num saquinho no Extra paralela? rótula do abacaxí? ou do Hiper iguatemi garibaldi chame chame etc? rs rs rs só agente entende a onda..bjs

  10. Sarah K disse:

    ai Lidi,
    eu te entendo… perfeitamente, rs 😉

    Mariposo,
    já voltei!

    Marcelo,
    vc é uma figura, rs… e nem me fale em mercado, que ando com alergia, hahahaha

    bjs p todos!

  11. Arwin disse:

    Na boa, existe povo mais na deles do que homossexual??
    a grande maioria mora no armário, tem um bom padrão de vida e só quer curtir a vida então pq não deixa-lo viver?

    Aos publicitários, engraçado como a moral é volúvel : contra gay, negros, mulher burra/feia, pobre e toda minoria mas falar mal do candidato que vc trabalhou a campanha eleitoral passada, pode tb??
    Trabalhar pelo dinheiro é bom,mas trabalhar por dinheiro e satisfação é melhor!

    Doritos
    boiocote por gente consciente é o melhor caminho pra ver o início do túnel!!

Deixe um comentário

