Xuxa e o Twitter

Publicado: 29/08/2009 em cotidiano
Tags:, , , ,

Não vou nem explicar o que é Twitter, todo mundo já deve saber que é mais nova e badalada ferramenta de mídia social. Criada em 2007, só pegou fama no Brasil agora no começo de 2009 após divulgação na “Época”. Daí então todo mundo rumou prá lá, inclusive as celebridades, visto a facilidade com que promove o contato direto com o fã, como num MSN público; além do potencial de incrível divulgação que oferece.

Muitos famosos já têm, e alguns de vez em quando dão mancadas, vide o caso de Bruno Gagliassoque twitou o número do celular para todo mundo ver (risos), com certeza teve de trocar o chip, mesmo tendo apagado o tweet logo depois. Não adiantou, várias pessoas já tinham lido e anotado. Tem também o caso do Rubinho que tem de ler as ironias quanto a sua performance nas corridas, ele chega a bloquear os seguidores mais “engraçadinhos”.

xuxa

Mas de todoas as celebridades, a que pagou o maior mico de todos até agora foi Xuxa Meneghel, que começou em agosto suas aventuras pelo Twitter. Logo nos primeiros tweets da rainha dos baixinhos, os usuários contumazes de internet perceberam o pouco traquejo de Xuxa com a ferramenta; ela twitava sempre em CAIXA ALTA e foi imediatamente corrigida pelos seguidores que a informaram que digitar em caixa alta na Net é a mesma coisa que sair gritando por aí (uma tremenda gafe), ao mesmo tempo os usuários que não seguim Xuxa mas acompanhavam o assunto “xuxa” ironizavam em milhares de tweets sua forma de digitar. Tudo isto foi acompanhado por ela, que podia ler mensagens de pessoas que citavam seu nome. Xuxa, ainda sem entender, tratou logo de explicar: “EU NÃO ESTOU GRITANDO, NEM QUERO SER MAL EDUCADA, GALERA. SEMPRE QUE ESCREVO NO COMPUTADOR, ESCREVO ASSIM. É O MEU JEITINHO!”

Infelizmente explicações não adiantaram muito, os replies irônicos começaram a multiplicar-se numa proporção assustadora pelo Twitter, e obviamente, com ela acompanhando tudo on line. Na segunda-feira passada, dia 24/08 não suportando mais o assédio, desabafou: “PÔ PAREM DE CRITICAR”.

Contudo os acontecimentos não pararam por aí, ela continuava twitando em caixa alta e para completar, cometendo alguns erros de português diante de 72 mil seguidores. Imaginem só, o Twitter é praticamente a mesma coisa que falar em público de improviso, só que ao invés de falar, a pessoa deve escrever. Junte a isto o que fãs de uma celebridade esperam: no mínimo a perfeição. Mas não foi o que aconteceu, ao contrário, tiveram que ler também algumas twitadas em caixa alta e com erros de concordância: “OUTRA COISA , NÃO FIQUEM TRISTE POR EU NÃO RESPONDER TUDO EU FICO DOIDINHA , VOU APRENDER AOS POUCOS TÁ” e “OPS , ESCREVI SEM LER SAIU ERROS DE PORTUGUES”.

Depois do fato, choveram milhares de tweets ironizando Xuxa. Avaliaram? Imaginem alguém que espera apenas aplausos, confetes e elogios, repentinamente começar a ser alvo de chacotas on line? É, foi isso mesmo que aconteceu! Sem saída, a rainha dos baixinhos teve de corrigir-se, começando a escrever em caixa baixa, argumentando assim: “eu adoro esse jeitinho, mas falaram tanta coisa feia q tô eu aqui de igual prá igual”

Entretanto, mesmo aderindo à caixa baixa, os problemas de relacionamento com os seguidores não pararam por aí. No dia seguinte, quando estava acompanhando a filha no set de filmagens, em algum momento Sasha escreveu pelo twitter  da Xuxa: “Sou eu Sasha. Estou aqui filmando e vai ser um ótimo filme. Tenho que ir… Vou fazer uma sena com a cobra”.

Sentiram o drama?!!? Mais uma chuva de replies ironizando com o erro da Sasha, que escreveu cena com “s”. Foi a gota d’água. Xuxa não suportando críticas também a sua filha, desabafou irritada e acabou xingando on line: “pra quem não sabe minha filha foi alfabetizada em inglês, vou pensar muito em colocar ela pra falar com vcs, ela não merece ouvir certas m*****”.

Depois disto, Xuxa, no calor da irritação, deletou diversos tweets, entre eles o que continha o xingamento. Coisa absolutamente não recomendada no meio. Deletou também o da filha e deixou uma mensagem para os supostos fãs/seguidores: “fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo”

E foi assim que o fato se alastrou pela internet. E como isso ocorreu? Simples, quando você escreve no Twitter, todos que te seguem tem acesso imediato e podem ao mesmo tempo retransmitir suas mensagens através da ferramenta RT que vincula a mensagem ao nome da pessoa que a escreveu. O Twitter é uma ferramenta de exposição muito poderosa e ao mesmo tempo que exibe para o bem, pode muito bem surtir o efeito contrário. Perceberam o estrago? Xuxa tem em torno de 70 mil seguidores, imaginem a velocidade com que o xingamento se espalhou. Em pouco tempo o bafafá estava em diversos sites.

Resumo da ópera, Xuxa anunciou que se afastará e também processará o Twitter… Deve estar dificil mesmo de lidar com este impacto sobre sua vaidade. Sua forma de reagir foi no mínimo imatura.
A página dela continua no ar, mas sem os vestígios (que foram bem apagados) da confusão. Que vergonha, hein?!

[ fonte: Maurício Stycer ]

UPDATE (30/08):  Xuxa, repentinamente, desmente processo e volta ao Twitter com um novo perfil. Dizem que o perfil é fake, vejam aqui mais detalhes (leiam também os comentários). É… se for verdade, parece que ela refletiu, ouviu vozes da razão e percebeu o papel infantil que estava fazendo.  Será mesmo…?

Anúncios
comentários
  1. Lunna disse:

    Não vejo vergonha nisso, a maioria das pessoas falam sem pensar, mas como é a tal da xuxa, parece que ficam esperando algo de excepcional.
    Ela é igual boa parte das pessoas: não entendem como funciona a maioria das ferramentas e dizem o que pensam: na maior parte das vezes: bobagens.
    Prestou atenção no que disse? Ela disse que iria ser igual a maioria. Ou seja, queremos que alguém seja diferente, mas não toleramos diferenças.
    Não gosto da xuxa, não vejo a menor graça em suas atitudes, programas ou coisas do gênero, mas a internet está se tornando cada vez mais uma casinha. aff

  2. Sarah K disse:

    Lunna,
    eu tb não vejo vergonha em ela ter escrito errado nas pressas.

    A vergonha maior nisto tudo, é como ela reagiu no FINAL … com empáfia. Se colocando como alguém que deve ser reverenciado, que não pode ser criticado, senão ela processa.

    Ironias rolam o tempo todo no twitter e em outras situações públicas, as celebridades devem ter controle destas situações… ter jogo de cintura.

    Xingar todo mundo? Acabar com o serviço no Brasil?
    Deveria haver mais controle por parte dela, se portar de maneira mais madura, não se nivelar com seus desafetos … acho eu.

    😉

  3. notobviouscinema disse:

    Ninguém deveria esperar nada diferente de uma celebridade que fez de tudo para sumir com um filme só porque continha cenas eróticas em que ela atuava. E que, confessa agora, alfabetizou a filha na língua errada – todos sabem que no Brasil fala-se a língua portuguesa.

    Sarah, você fez o diagnóstico correto. Acostumadas a paparicações de agentes que querem ganhar dinheiro com sua imagem, de fãs que idolatram esta imagem, de jornalistas que não poupam elogios para conseguir a matéria, e isoladas das pessoas com opinião diferente, as celebridades estão mal preparadas para lidar com críticas.

    Chega a ser patético ver estas pessoas indo para o twitter vendo só o lado comercial – ah, é um bom jeito de manter a idolatria dos fãs, devem pensar. Parece que não passa pela cabeça desta turma que, além dos fãs, há pessoas que simplesmente ignoram sua existência (grupo no qual me incluo) e até desafetos.

    Gostaria de estar na pele do juiz que vai julgar a ação contra o twitter. Provavelmente será a sentença mais criativa e divertida do ano.

  4. LELLA disse:

    Oi Sarah!

    Menina, andou sumida. Que bom que voltou!

    Eu também fiquei meio off 🙂 voltei a morar no Rio.
    E o blog também mudou, saiu o nick da url, entrando o nome dele. Poderia alterar no link daqui?

    Sobre o incidente com a Xuxa… eu gostaria de ver o que os advogados dela irão alegar nesse processo. Pois não vi razão nenhuma.
    Enfim, só evidencia a “Celebridade” que ela é.

    Beijão, da carioca que voltou a terrinha!

  5. Pois é… você foi na direto na ferida!!! Quem está acostumada a ser aplaudida todo o tempo vai estranhar algumas vaias… Xuxa, como várias “celebridades” mais ou menos célebres, não sabe o que é crítica e acaba perdendo a compostura e educação.
    Enfim…
    Um beijão.

  6. Dani(ela) disse:

    ela teve que descer do salto que nunca teve.

    a filha vai no mesmo caminho.

    sim, os fãns são cruéis e egoístas. agora conta uma novidade. aaaaah então ela achava tudo mundo lindo, lourinho e BONZINHO que nem ela??? digo, como ela acha que é…

    bjim Sarah 🙂

  7. Lidiane disse:

    Adivinha porque não uso o meu…
    Mesmo, claro, não sendo a Xuxa, prefiro ficar aqui, na minha.
    Sempre.
    Fiz o Twitter quando ninguém tinha, agora virou moda e sinceramente, prefiro não usar.

    Beijos.

  8. goretti disse:

    Oi amiga,realmente errar faz parte…ninguem nasce aprendendo, essa materia so veio confirmar pelo menos p mim a infantilidade dessa mulher, q ja beira os 50 anos de idade e parece q prefere agir como uma eterna criança mimada…

  9. Sarah

    Olha,eu tô viva viu???
    Quanto o caso de XUXA, simplesmente ela se acha superior e não admite ser um ser humano que faz xixi,cocô e merda no twiter.
    Beijokas E APARECE! rrsrs

  10. notobviouscinema disse:

    Se alguém errou nesta história toda foi quem deixou uma criança de 10 anos usar um serviço (Twitter) restrito a maiores de 13 anos. Ou seja, tudo começou porque a sra. Meneghel quebrou as normas de uso do serviço.

  11. Sarah K disse:

    Olha Rob,
    ela tá toda errada… por alguns os motivos óbvios(alguns vc mesmo citou):

    alfabetizar a filha na língua errada,
    deixar criança usar twitter,
    não se familiarizar com os truques da ferramenta antes de usar,
    se portar como criança mimada qdo é contrariada

    enfim…

  12. Luciano disse:

    Sara ah!
    Certamente q lembro de você. Fico satisfeito em saber q vc não abandonou o ciberespaço. Fico também lisonjeado por teres visitado meu humilde bloguinho. Estamos carentes – por certo – de pessoas inteligentes. Sobrevivemos em meio a um mar de gente ignorante e pouca afeta a cultura, pq não é do interesse do sistema, e ainda por cima aliado a uma cultura retrógrada. Sou crítico deste sistema, e sim, faço a minha parte. Sou vuluntário, e se o meu interesse pode benecefiar a outrem, creia, compro a briga. Aproveitando o gancho (c leu algo parecido assim, como bola picando…), o episódio Xuxa e seguidores, só ganha ares de importância pq não temos problemas maiores para nos envolvermos. Não é verdade? Tivéssemos as mazelas que assolam o resto do mundo, não perderíamos tempo com a forma com q a Xuxa escreve. Mas creia, ela fala o mesmo idioma de todos os seus detratores. Gente q escreve “naum”, etc… merece a rainha q tem, portanto não deve destratá-la. Não estou criticando sua observação a este respeito. Acho importante pq me permite dizer o q penso. E gostemos ou não, ela faz a parte dela. Auxília pessoas especiais…. e blá, blá, blá afora.
    Seja bem vinda!

  13. Sarah K disse:

    Verdade Luciano, o Twitter a grosso modo virou uma nova TV, não é mesmo?

    Só discordo do que vc falou dos detratores, nem todos são “seguidores” dela, uma grande parte são pessoas que não a curtem, nem falam/escrevem como vc disse … existe vida inteligente no Twitter, não duvide.

    E eu sei q vc não tá me criticando… relaxe, rs
    E volte qdo quiser!

    😉

  14. Realmente, o mico é a reação, o desequilíbrio. Pediu pra ser esculachada. Não gosto desse linchamento público, mas Xuxa bem que merece.

  15. Luciano disse:

    Olá Sarah.
    Acho q não me fiz entender, perdoe. O fato deste pessoal, seguidor ou não, perder tempo malhando quem quer q seja, é q incomoda. Há tanta coisa interessante, inteligente e necessária para se fazer, e no entanto perdem tempo escrevendo besteiras. Fazem assim com celebridades, talvez pq será o máximo q conseguirão em termos de projeção, desculpe o trocadilho.
    Não duvido q exista gente inteligente no twitter, apesar de discordar de algumas coisas. Há internet mudou mto a característica da escrita. Comentários como os daqui, permitem q se subtraiam e se abreviem as palavras. Concordo, eu uso, acho perfeitamente aceitável, mas qdo reclamam de posturas, há q se cuidar para q não hajam exceções. Ou você escreve correto o tempo todo, e aí sim vc terá o direito de reclamar de quem não o faça, ou aceite o fato em função da sua própria postura. Qdo me permito abreviar, suprimir e subentender, tenho q aceitar o seu FALAR EM CAIXA ALTA, o “naum”, o “blz”, o “tvz” e assim por diante, pq é o seu “jeitinho”, no mundo do “politicamente correto”, a democracia deve ser estendida a todos, concorda? Qdo vc critica (o qdo aqui é generalizado), observe bem se vc tb não será vítima da sua própria “malhação”.
    Volto a frisar por pior q a Xuxa seja, o dinheiro dela alimenta a esperança de famílias carentes em fundação com o seu nome. O q me incomoda Sarah, é ver este povinho estúpido fazer aquilo q mais gosta. Achincalhar os outros. Seriam mto mais úteis se ajudassem apontando as virtudes. Querem “acabar” com a Xuxa? É fácil, não deem ibope.
    Porto Alegre tb tem o seu jornal de rua, chama-se Boca de Rua (http://bocaderuanainternet.blogspot.com/) que presumo tenha a mesma finalidade q o citado no seu post. Isto sim é oportuno.
    Bj e paz!

  16. LELLA disse:

    Oi Luciano,

    concordo em parte com o que falou. Até porque o falar errado da Xuxa, já é algo antigo. E avacalhar alguém só por isso, não é legal. A menos que seja entre amigos, ou companheiros de comunidades.
    Como a Fundação que ela mantém, já há tanto tempo, é merecedor de aplausos.

    A minha discordância seria, ou estaria, se o que disse generalizasse em que todos que citam algo, um deslize, um vacilo, uma mancada… enfim, é que nem todos o fazem para ganhar alguma projeção por conta da fama de alguém.
    Eu, num outro blog, cito uma atitude… deselegante de uma atriz, num avião. Ela abusou de algo que é oferecido a artistas, políticos… conto aqui:
    http://cadeiranteemprimeirasviagens.wordpress.com/2009/03/10/e-a-cassia-kiss-a-1%C2%AA-fila-so-para-ela-e-os-filhos/
    Nesse caso ai, uma pessoa tida como comum, nem poderia fazer o mesmo, já que não teria acesso ao mesmo privilégio.

    É isso!
    Beijo,

  17. Sarah K disse:

    Bem Lella,
    vc resumiu o que penso.

    Acho até aceitável uma piadazinha ou outra isolada, mas a avacalhação generalizada é ph***! O pessoal exagera e o Luciano tem razão qdo diz que perdem tempo escrevendo bobagens… tem muito disso no twitter mesmo, muita gente desocupada escrevendo asneira e reparando coisas que podiam passar despercebidas.

    Ah Luciano, vou olhar o site do jornal, valeu!
    😉

  18. Mari disse:

    Poxa Xuxa e Luciano! Porque tanta bronca por um errinho da filha?
    Luciano disse que quem comentou o erro da Sacha não fala ingles rss
    Pô, moramos no Brasil e aqui conta o PORTUGUêS, ou vão morar nos States.
    Olha Xuxa e Cia, quem te deu fama e dinheiro foram os brasileiros que não falam inglês.
    Se toca e ensina tua filha ser mais humilde e aprender que errar é humano e é errando que se aprende.
    O mundo é cruel e você Xuxa não é eterna e um dia tua filha vai viver neste mundo sem você e deve estar preparada para isso, ou será que sempre vai ter alguém a passar a mão na cabeça dela?
    Falar ingles não é privilégio, há pessoas que falam muitos idiomas e não se ofendem se alguém comenta um erro ortográfico.
    Afinal, ninguém é tão sábio que nada mais tenha a aprender e Sacha não é exceção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s