O Tsunami é uma Marolinha

Publicado: 17/09/2009 em cotidiano, política
Tags:, , , , ,

charge_lula_porta_crise

“A crise no Brasil provocará apenas uma “marolinha”.
Lembram desta tirada de Lula? A grande maioria das pessoas discordou. Foi motivo de piada como sempre, que tal afirmação era mais uma da lista dos absurdos ditos por ele.

Pois é, menos de um ano depois, estamos à beira mar curtindo as ondas leves da dita crise que não arrebentou por aqui. Isto é o que diz o Le Monde hoje, num artigo analisando o panorama econômico dos países do BRIC, afirmando que o nosso presidente teve uma “visão bastante correta” sobre o que seria a crise e elogiando medidas adotadas pelo Brasil para combatê-la.

Na época, confesso que fui um tanto cética, mas não discordei do Lula, esperei prá ver. Vivenciando a propagada crise, a cada dia ia percebendo uma ausência da mesma. Consumismo mantido: shoppings movimentados, restaurantes da moda lotados, fila nas concessionárias à espera do carro zero, lançamento de imóveis com stands concorridos… Enfim, eu me perguntava, cadê a crise??

E é isso que o Le Monde explica hoje: a recessão durou apenas um semestre e o PIB, ao final deste, teve um aumento de 1.9%. O mérito disto tudo se deve à estratégia adodata pelo governo, através de políticas que apoiaram e alavancaram o mercado interno.

Conclusão: Lula estava certo.
Muita gente não gosta de concluir isso, afinal criticá-lo é o padrão de comportamento esperado de todo cidadão brasileiro ético e correto.
Simpatizo com o cidadão Lula, sua trajetória de vida, sua visão social, mas também tenho minhas críticas; muita corrupção vindo de um partido do qual se esperava justamente o oposto. Isto é fato, entretanto seus erros, ao meu ver, não retiram seus méritos.
Refletindo sobre isto surge a questão, será que podemos dissociar o homem do partido? Complexo, afinal ele é o comandante; entretanto sabemos que política é terreno lamaçento, jogos de poder  estão sempre nos bastidores e no meio do caminho atropelos causados por interesses alheios, alianças discutíveis  chocam-se com ideologias e objetivos originais – a usual podridão da política parece não poupar ninguém (verdade indigesta).

Não sou petista, muito menos nego os problemas do atual governo, mas se tem uma coisa que me chama a atenção é a predisposição popular em denegrir sua imagem (e a do Lula na carona). Um exemplo: já perdi a conta da infinidade de e-mails que recebo com informações falsificadas (como a ficha policial de Dilma Roussef, o contra-cheque da aposentadoria do Lula, etc) e/ou com críticas nem sempre verdadeiras. Fica a pergunta, como pessoas que criticam ferozmente a corrupção, paralelamente praticam o mesmo? Mas isto é mais polêmica que renderia outro post.

Enfim… voltando ao tema, o Tsunami foi realmente uma “marolinha”, hein minha gente (riso irônico)? Hoje não vai dar para criticar.
Vejam notícia original no Le Monde ou se preferir no site do BBC Brasil.

Agora que leu tudo, aproveite e divulgue. Saia da mesmice da  crítica, afinal como dizia o saudoso Nélson Rodrigues, toda unanimidade é burra.

.

Anúncios
comentários
  1. notobviouscinema disse:

    O Brasil realmente foi menos atingido que outros países, mas nem por isso foi uma marolinha. A arrecadação de impostos caiu por algum motivo. E muita gente que perdeu o emprego tem razões de sobra para discordar do Le Monde.

    Quanto a criticar o Lula pela marolinha: perto dos comentários dele sobre a compra dos caças, o comentário da marolinha foi até inteligente. 🙂

  2. Marcelo disse:

    Concordo contigo. Se criticar o Lula for politicamente correto, sou incorreto com tranquilidade.
    Abs

  3. Sarah K disse:

    Rob, quase que vc deu créditos a ele. Mas tinha de ter a crítica, hein moço? (rs)
    Acho que as pessoas já incorporaram esse comportamento, além de uma certa antipatia crônica. 😛

  4. LIV disse:

    Sarah,bom dia!Achamos que só quem tem diploma superior tem inteligencia.Lula tem inteligencia e carisma.Collor tinha carisma e pouca intelgencia(o cara se tornou imortal das letras lá nas Alagoas sem ter um livro escrito e publicado!!)pior:votaram nele!!!Enfim…O Obama está sofrendo esta mesma pressao nao por falta de diplama superior,mas por ser negro.Lula nao tem diploma superiro,pobre (origem)e nordestino.Ha quem acredite que isto é fato consumado para gerar uma pessoa inferior de inteligencia.Preconceito mata ou morre de inveja tambem.Lula acertou.A depressão economica foi menos agressiva no Brasil,mas deixou seu lastro ruim como vai deixar sempre o mercantilismo capitalista selvagem9este que o mundo vive e diz ser globalizado.Os ricos globalizam o mercado,a miseria,mas a riqueza vem em conta gotas.Desisto,amiga:ser humano nao é a perfeiçao ele/ela deseja ser melhor a cada geraçao ou construçao historica..mas..penamos e será sempre assim.ou a luta será sempre imensa para irmos atras da igualdade social,da fraternidade entre povos e da liberdade com responsabilidade.Marchamos.Abraço.

  5. notobviouscinema disse:

    Sarah, só para não deixar de lado o essencial: se uma pessoa diz que o resultado do jogo de domingo vai ser 3 a 1, você concorda que é um palpite apenas? Se no domingo o jogo dá 3 a 1, isso significa que a declaração se revestia de seriedade?

    Quando o Lula falou de marolinha, não dava para saber o tamanho da onda – foi palpite. Veja, dou a ele o crédito de pé quente. 🙂

  6. É isso mesmo.
    Parabéns!

    Adorei, acho que vou copiar em meu bloh

    Amei!

  7. Lidiane disse:

    Sarah.
    Eu torço sempre para que dê certo. Independente do lado. Tenho as minhas ideias, tenho os meus posicionamentos, mas para que torcer contra? Para que? Somos um país e não uma equipe de futebol.
    E, sinceramente, eu sempre achei que ele estava certo mesmo.
    Votaria nele novamente.

    Beijoca pra você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s