Reciclagem Energética e a sacola plástica

Publicado: 21/09/2009 em campanhas, cotidiano, meio ambiente, reciclagem, sustentável, vídeos
Tags:, , , ,

A indústria do plástico partiu para o contra-ataque, após campanhas para substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis de algodão, através de veiculação pela mídia de outra sobre o uso consciente das sacolinhas plásticas (já vi pela TV e pela internet) que pretende reduzir o consumo em 30% além de educar para práticas de reutilização.

Particularmente acho que toda iniciativa é válida, tanto usar sacolas retornáveis, como usar sacolas plásticas de forma criteriosa e consciente. O que realmente importa é reduzir a produção de lixo, afinal banir o plástico definitivamente da nossa rotina de vida é impossível.

A idéia inicial da campanha é produzir sacolas mais resistentes, portanto reutilizáveis e divulgar formas de reaproveitamento e descarte consciente. Mas na verdade, o grande argumento da campanha está na Reciclagem Energética, uma tecnologia amplamente utilizada na Europa, EUA e Japão, dentre outros, que transforma o lixo urbano em energia elétrica e térmica utilizando o alto poder calorífico do plástico para fabricação de combustível.

Como funciona a Reciclagem Energética:

O Brasil, infelizmente, ainda não utiliza a tecnologia em larga escala, entretanto já existe um Centro Tecnológico, o “Usina Verde” (RJ), uma usina modelo em operação desde 2005 que pesquisa a tecnologia com sucesso. A campanha e seus patrocinadores parecem pretender implementá-la. As estatísiticas são animadoras, imaginem que o lixo urbano produzido por 360.000 pessoas pode fornecer energia para 29.000 residências, além de 20ton/dia de matéria prima para construção civil através do seu sub-produto (as cinzas).

Não deixem de conhecer a CAMPANHA e, o mais importante, praticar a RECICLAGEM, porque só através dela será possível reduzir a produção de lixo e evitar o colapso ambiental do planeta. E isso não é conversa de “eco-chato”, afinal todo mundo está sentindo na pele os problemas ambientais que nosso estilo de vida consumista e inconsequente criou.
O dito “feitiço virando contra o feitiçeiro”. Mas podemos mudar o rumo das coisas mudando a ATITUDE, pense (e pratique) nisto!

…………………………………………………………………………………………………………………..
Veja no meu POSTEROUS:  uma imagem  e uma frase sobre o assunto.

Anúncios
comentários
  1. Mel disse:

    Olha eu de volta, Sarah!
    Bem, creio que o melhor de tudo é a busca de soluções. Se há modelos a serem seguidos, e se esses estão acertando nas suas escolhas e soluções, não vejo problema na tentativa de seguí-los. Se há jeito de reaproveitar o lixo e não atacar o que ainda nos resta de natureza, então, bola pra frente.
    Uma boa teres deixado esta informação!
    Um beijo!
    Bom fim de semana!

  2. Luma disse:

    Um luxo você falar da “Usina Verde” que funciona – e fazendo uma correção, desde 2004. Sobre ela escrevi neste post http://luzdeluma.blogspot.com/2008/10/o-luxo-do-lixo.html – se quiser dar uma olhada. E como a Melzinha disse, se podemos seguir caminhos para solucionar o problema do lixo transformando em energia, melhor ainda!! Beijus

  3. Sarah K disse:

    oi Luma!
    Otima essa idéia da usina mesmo.

    E sobre a data (2005), peguei a informação no próprio site da Usina Verde, num vídeo explicativo.

    bjos
    😉

  4. LELLA disse:

    Como os sacos de lixos ficaram frágeis demais, as sacolas de supermercados terminam servindo para isso.

    Agora, quanto mais Usinas, melhor. Os aterros para novos lixões, aumentam numa proporção muito maior que conseguir conscientizar o povão a não gerarem tanto lixo. Isso levará mais tempo.

    Beijos,

  5. Tiago Buckowsky Xavier disse:

    Costumo usar a sacola retornavel quando vou ao mercado. o grande problema é que, quando faltam sacolinhas para colocar na lixeira do banheiro ou da cozinha, passo a usar as sacolinhas plásticas em minhas compras. O uso da sacolinha plástica como saco de lixo é uma cultura insubstituível no brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s