Um mundo sem Água

Publicado: 22/03/2010 em água, meio ambiente
Tags:, ,

Documentário de Brian Woods – Abril de 2006 (UK)

Hoje é Dia Mundial da Água, mas infelizmente não é dia de comemorar, antes disso, um dia prá refletir e tentar, através de nossas ações isoladas mudar a realidade de inúmeras pessoas que não possuem mais o direito ao acesso a um bem tão indispensável.

Esse filme nos alerta do quão é valioso o acesso à água. Muitos de nós, por não sofrer na pele esta escassez, não imagina o quanto é difícil para muitas pessoas obter um pequeno balde de água limpa para a própria higiene, ou muito pior ainda se for para matar a sede. Nele também vemos o caso da menininha que é excluída das brincadeiras na escola porque é suja e cheira mal, simplesmente porque não tem água em casa para tomar banho.

Como sabemos, a água constutui 3/4 da superfície da terra, e menos de 1% desta porção é própria para consumo. Vivemos uma falsa realidade de abundância, esbanjamos água lavando carros e calçadas, em torneiras mal fechadas e vazamentos, com torneiras e chuveiros abertos sem interrupção durante o banho e escovação; enquanto isso, falta água potável e limpa para mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo e mais de 2,5 bilhões não têm acesso a um saneamento adequado. Em  pequenos vilarejos como Rajasthan,  região rural da Índia, uma mulher caminha, em média, 14.000 km por ano só para ir buscar água. Já as mulheres urbanas não adam tanto, mas enfrentam longas filas  em pé por horas, para coletar água de torneiras públicas.  Em Israel, há poucos quilometros de bairros de luxo com piscinas,  pessoas vivem com quase nenhuma água potável ou saneamento.

Dados do International Water Management Institute – IWMI mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhões de pessoas  deverão viver em absoluta falta de água (mais de 30% da população mundial). Isto é como entregar uma sentença de morte a milhares de pessoas a cada dia que passa. É preciso ter em mente, mesmo que pareça óbvio, que a água é um elemento indispensável à vida humana, e que para que a tenhamos no futuro, é preciso desde já consumi-la com parcimônia e responsabilidade.

O cenário mostrado nesse filme é um alerta para que possamos elevar nossa consciência sobre o problema da escassez da água, já uma realidade para muitas comunidades carentes pelo mundo, onde existem crianças que não podem fazer uma coisa tão banal como tomar um banho e  que consomem água imprópria e contaminada diariamente, numa lenta condenação à morte.

 

Leia mais aqui:

Dia Mundial da Água

A Água e os pobres

Anúncios
comentários
  1. LELLA disse:

    Eu confesso que ainda demoro no banho. Fecho o chuveiro na hora do shampoo nos cabelos. Mas sei que deveria diminuir ainda mais, o meu tempo no banho.

  2. O Dia Mundial da Água…

    O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado em 1992, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, quando foi aprovado o texto da Declaração Universal dos Direitos da água, composto por 10 artigos. Em seu artigo primeiro o texto diz: “A água faz parte do…

  3. Rachel disse:

    Nada como um alarme em forma de filha adolescente ecologicamente educada. Mãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae, olha o planeta, mãaaaaaaaaaaaaaaaaae! (rs)

    Beijos!

  4. LIVIA disse:

    Sarah,
    muita informaçao necessaria aqui.Bom te ler e acompanhar as tuas observaçoes.Temo que o mundo ainda nao se deu conta da realidade quase fatal da àgua e sua carencia no futuro.Infelizmente a humanidade so vai acordar diante do pior.Abraçao.coloquei su blo no link.

  5. marcelo disse:

    Sarita K, ‘água que nasce da fonte serena do mundo’ e que é a benção da humanidade….nós temos muita agua aparente e talvez, porisso, não exista uma preocupação adequada acerca de preservação…muito bacana o seu alerta…Feliz PAZscoa!

  6. Luma disse:

    Desperdiça-se até mesmo a água que caí do céu!! Não adianta, o bicho homem só vai aprender na marra, quando faltar! Beijus,

  7. raquel disse:

    eu acho que gasta agua é um pecado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s