Save the Beach – Dia mundial do Meio ambiente

Publicado: 04/06/2010 em campanhas, cidadania, ecologia, meio ambiente, reciclagem, sustentável
Tags:, , , , , , ,

O renomado artista plástico alemão HA Schult, conhecido por seus “trash men” em instalações que sempre abordam o tema descarte de lixo, denunciando a forma irresponsável como nossa sociedade vivencia o assunto,  foi convidado pela marca de cerveja mexicana Corona para participar de uma ação inusitada na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2010 (este sábado, 5 de junho).

Para tal foi criado o “Save the Beach Hotel”, totalmente construído com lixo deixado pelas pessoas nas praias européias (reflitam!). O material usado na construção, é quase todo proveniente de lixo, exceto algumas peças estruturais e de decoração; pneus velhos, manequins mutilados, restos de brinquedos, calotas enferrujadas, latas amassadas, roupas rasgadas, enfim tudo que vocês possam imaginar que pessoas deixem no mar ou na areia. A construção ficará montada entre os dias 3 a 7 de junho numa praça em Roma. O hotel tem 2 pavimentos e capacidade para abrigar 10 pessoas com todo conforto. Todos os quartos já foram reservados para os 4 dias. Para incrementar a campanha, a modelo Helena Christensen (Dinamarca) passará uma noite no hotel. A campanha está sendo lançada estrategicamente nas vespéras do verão euroupeu para sensibilizar o público.

Olha só o que dá prá construir com o lixo deixado por aí, principalmente nas praias. Pensaram? Fico chateada, aqui em Salvador, quando vou à praia num domingão… As pessoas no geral não estão nem aí, como dizem, estão bebendo Johnny Walker com Activia. Passam o dia inteiro na praia e vão embora no final na maior naturalidade deixando o local onde estavam instalados repleto de garrafas e copos plásticos, embalagens de lanches, pratinhos de isopor… um verdadeiro chiqueiro, e assim se repete pela praia toda praticamente. Estas mesmas pessoas se dizem bem educadas, cultas e blá blá blá… imagine se fosse o contrário.

Uma iniciativa desta deveria ser copiada pelo mundo inteiro, principalmente em países tropicais com cultura forte de praia. É preciso dar um choque nas pessoas, mostrar a imensa quantidade de lixo que elas deixam nas areias. As companhias de cerveja, como Skol, Schincariol e outras deveriam patrocinar  instalações utilizando lixo reciclado em praias aqui pelo Brasil, tipo construir umas barracas de praia feitas com lixo deixado por banhistas.  O Brasil tem uma costa quilométrica, dá prá se fazer muita coisa. Seriam campanhas alertando a população e ao mesmo tempo distribuindo material educativo com o público praieiro. Já seria um bom começo prá tentar educar essa gente.
E olha que nem falei do que vem pelo mar através dos esgotos que trazem o lixo das ruas… Enfim, é uma quastão bem mais complicada.

um quarto do hotel

[ Clique na foto para ver álbum com algumas fotos da Campanha ]

[ Vejam o site da campanha AQUI ]

Anúncios
comentários
  1. […] This post was mentioned on Twitter by Sarah K, Sarah K. Sarah K said: Cerveja maxicana patrocina campanha super engajada para o Dia do Meio ambiente 2010 http://ow.ly/1U5UQ #diamundialmeioambeinte […]

  2. notobviouscinema disse:

    Só discordo quando você fala de chiqueiro. Como assim, depois que os porcos vão embora é que vira chiqueiro? Pelo contrário, a transformação em chiqueiro faz parte da sensação de conforto deste tipo de pessoa. Como não podem levar o chiqueiro junto, deixam o lixo na praia.

  3. Marcelo disse:

    Sarita, acho sim estas ideias genias sob o ponto de vista artistico, cultural acho que reflete ou bate pouco na consciencia da sociedade….na verdade enquanto o que se transformara em lixo estiver com o o que se quer: suco, bolachas, cerveja, refri, salgadinhos, milks eles são bons…quando isto termina o que as pessoas mais querem é se livrarem daquele lixo e jogam em qualquer lugar…o shopping que trabalho o publico tem boa renda e escolaridade no entanto jogam copos e embalagens no meio das roupas por pura falta de educação….então não acredito em conscientização ecologica isso é muito midia!
    ]
    bjs

  4. Melissa disse:

    Sarah, fiquei surpresa com o hotel!
    Por aqui as praias estão poluídas e traz muita tristeza. Não sei que ponto as campanhas têm educado a sociedade em relação a não poluir o meio ambiente. Muitos falam de um jeito e se comportam de modo diferente.
    Questão de respeito e cuidado. Cuidado consigo e com o próximo. Isso é cuidar tbm do meio ambiente.
    Um beijo!

  5. LIVIA disse:

    oi! EDUCAÇÃO!PALVRÃO OU PALVRINHA TRANSFORMADORA.mAS…ENSINAR APENAS OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇAO,AS 4 OPERAÇOES..OU…DESEJAR UM DIPLOMA OMO PROVA DE SUPERIORIDADE INTELECTUAL É FURADA,AMIGA.ISSO É ESTAR INSTRUIDO,SEJA SER APRENDIZ PARA ALGO,MAS EDUCAÇAO É UM CONCEITO AMPLO DE CIVILIDADE,RESPEITO,CRITICA,INTELIGENCIA LIVRE E CRIATIVA POSTA PARA O BEM COMUM.mAS…NOSSAS ESCOLAS NAO ENSINAM ISSO.vEJAM OS UNIVERSITÁRIOS O QUE FAZEM(O FUNDAMENTAL:ENINO)É PÉSSIMO.jOVENS BRUTOS,ARROGANTES EM BUSCA DO DIPLOMA(MAL FEITO).pOUCO COMPREENSAO AO VALOR SOCIAL DAS PROFISSOES QUE ESCOLHERAM.o RESULTADO É ESSE.A CIDADE IMUNDA E NINGUEM SE SENTE ENVERGONHADO DISSO.sUJEIRA É CULTURA NACIONAL.sUJEIRA AMBIENTAL,FISICA,MENTAL…tUDO FICA NUM SACO SÓ)COMO AVANÇAR?pELA EDUCAÇAO LIMPA,HONESTA;EDUCAR CIDADAOAS PAR A RESPONSABILIDADE COMUM.cOISA QUE NA EUROPA E PRIMORDIAL.eNFIM,ENSINAR EM CASA AJUDA,MAS..OS PAIS SÃO RELAXADOS E DEIXAM PARA AS ESCOLAS ESTA TAREFA QUE É DE TODOS.o RESULTAO ESTÁ AÍ NA CARA E NA SUJEIRA!aBRAÇAO.

  6. endim mawess disse:

    CARAMBA ESSE CARA É MUITO SAFRO, ESSE HOTEL FICOU MELHOR DO QUE ESSES QUE GASTAM VÁRIAS ARVORES, ANIMAIS E RECURSOS NA CONSTRUÇÃO.

  7. Mariposo-L disse:

    Sarahhhhhhhhh, saudades de você 🙂 Sei bem que esse cara está combatendo, vi isso aqui em uma praia de Sampa nessas ferias , os “seres humanos” que lá estavam pareciam porcos no meio de um chiqueiro, e a noite a prefeitura limpa a praia e de dia os porcos humanos sujam de novo, mas o que me deixou mais intrigado foi o fato da prefeitura local não fazer nenhuma campanha do tipo praia limpa ….
    E vendo esses pneus ai lembrei que comprei uma sandália de material reciclado “pneu e lona de caminhão” mas não deu certo meu pé ficava literalmente com cara de pneu ficava tudo preto. beijosssssssssssssssss

  8. Fê_Notável disse:

    Eu tbm me irrito muito com as pessoas que não fazem o menor esforço pra jogar o lixo onde deve ser jogado!
    Adorei a ideia da campanha! =)

    Beijos =*

  9. mariposo-L disse:

    Sarah , estou de volta no Worpress ….

  10. Marcelo disse:

    Sarita e esse chuvão?..não tenho nem saido para não derreter…sou de açúcar!

    bjs

  11. Luma disse:

    Tenho que elogiar o trabalho realizado no verão passado pela cervejaria Skol em prol da limpeza das praias http://bit.ly/b8EbDZ e a empresa também está cadastrada no Portal do Meio Ambiente (REBIA)
    O governo brasileiro dá muito pouco incentivo as causas ambientais e culturais, o que não se compara com países como Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e tals. A consciência parte na escala da necessidade destas empresas conquistarem um público e nós lucramos com isto!
    Interessante a proposta da cervejaria Corona. Helena Christensen dormiu mesmo no hotel? 😀 Beijus,

  12. Eneida S disse:

    será que não poderíamos fazer allgo relacionado às garrafinhas de água mineral que fooram encontradas no Farol e Porto esta ano?
    Aquela imagem ainda não saiu da minha cabeça.

  13. Marcelo disse:

    Sarita já pode sair da toca o sol tem começado a esquentar….bjs

  14. Luciano disse:

    Criei um blog sobre meu time de coração que é Fluminense e gostaria de perguntar
    se você poderia me ajudar fazendo uma parceria de link comigo,desde já muito
    obrigado e parabéns pelo seu blog:
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Fluzão Eterno

    Ainda tenho o
    http://fazendadohumor.blogspot.com/
    Humor
    http://atualinformaticanews.blogspot.com/
    Informatica
    http://www.heroisdavida.blogspot.com/
    Vida de bombeiro
    http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/
    Mensagens

    Por favor me ajude com essa parceria de link ai,um abração e fico na torcida para
    que você aceite

  15. Marcelo disse:

    Sarita, Feliz 2000 e Doce!!!

  16. Dê um sinal, uma fumacinha…

  17. Sarah K disse:

    Oi Luma! Sumi pq não ando escrevendo ultimamente.
    Bjs 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s